A artesania da docência e suas aproximações com as Ciências da Natureza
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente Dissertação buscou problematizar a concepção da docência sob a perspectiva do trabalho artesanal, reconhecendo-a como uma atividade que envolve criatividade, habilidade técnica e uma abordagem estética e ética. A questão que norteou esta pesquisa foi: Em que medida a gramática artesanal, entendida como regras pertinentes ao ofício, se aproxima ou se afasta da docência em Ciências da Natureza? Buscou-se então, como objetivo geral, analisar as implicações educacionais resultantes da co ...
A presente Dissertação buscou problematizar a concepção da docência sob a perspectiva do trabalho artesanal, reconhecendo-a como uma atividade que envolve criatividade, habilidade técnica e uma abordagem estética e ética. A questão que norteou esta pesquisa foi: Em que medida a gramática artesanal, entendida como regras pertinentes ao ofício, se aproxima ou se afasta da docência em Ciências da Natureza? Buscou-se então, como objetivo geral, analisar as implicações educacionais resultantes da conexão entre o trabalho do artesão e o ofício da docência em Ciências da Natureza. Também procurou-se identificar e analisar as características do trabalho artesanal e da docência em Ciências da Natureza, bem como a exploração das maneiras pelas quais esses dois domínios podem se entrelaçar. No intuito de responder à questão problematizadora, foram entrevistadas: uma professora de ciências da Natureza que trabalha na E.M.E.F. Dom Pedro I em Tramandaí/RS, uma artesã e professora de ciências da Natureza da Rede Estadual de Ensino do RS e dos municípios de Cidreira e Balneário Pinhal, ambos no Estado do RS e uma Educadora Artista que trabalha no IFRS - Campus Feliz/RS. As ferramentas teóricas vieram principalmente das obras de Jorge Larrosa (2018, 2021), Maschellein e Simons (2019) e Michel Foucault (1999, 2002, 2018). A análise do material empírico permitiu a construção de duas densidades analíticas. A primeira foi nomeada de “gerar o interesse”. A segunda de “O tempo livre e o processo criativo”. Ao investigar algumas continuidades e descontinuidades, foi possível destacar a complexidade e a singularidade de cada prática, ao mesmo tempo em que se reconheceram elementos comuns que ressaltaram a criatividade, a atenção aos detalhes e o comprometimento intrínseco ao ofício, tanto na docência em ciências da natureza quanto na produção artesanal. ...
Abstract
This dissertation sought to problematize the conception of teaching from the perspective of artisanal work, recognizing it as an activity that involves creativity, technical skill and an aesthetic and ethical approach. The question that guided this research was: to what extent does artisanal grammar, understood as rules pertinent to the job, approach or distance itself from teaching in Natural Sciences? The general objective was then to analyze the educational implications resulting from the co ...
This dissertation sought to problematize the conception of teaching from the perspective of artisanal work, recognizing it as an activity that involves creativity, technical skill and an aesthetic and ethical approach. The question that guided this research was: to what extent does artisanal grammar, understood as rules pertinent to the job, approach or distance itself from teaching in Natural Sciences? The general objective was then to analyze the educational implications resulting from the connection between the work of the artisan and the profession of teaching in Natural Science. We also sought to identify and analyze the characteristics of artisanal work and teaching in Natural Sciences, as well as exploring the ways in which these two domains can intertwine. In order to answer the problematic question, the following were interviewed: a natural sciences teacher who works at the Municipal Elementary School Dom Pedro I in Tramandaí/RS, an artisan and teacher of Natural Sciences at the State Education Network of RS and from the municipalities of Cidreira and Balneário Pinhal, both in the state of Rio Grande do Sul and also an Educator/ Artist who works at IFRS – Feliz Campus/RS. The theoretical tools came mainly from the works of Jorge Larrosa (2018, 2021), Maschellein and Simons (2019) and Michael Foucault (1999, 2002 and 2018). The analysis of the empirical material allowed the construction of two analytical densities. The first was called “generating interest”. The second from “Free time and the creative process”. By investigating some continuities and discontinuities, it was possible to highlight the complexity and uniqueness of each practice, while at the same time recognizing common elements that highlighted creativity, attention to detail and intrinsic commitment to the craft, both in teaching and artisanal production. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)
Este item está licenciado na Creative Commons License