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dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Maria Albani dept_BR
dc.contributor.authorMeneghetti, Amália Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-01T06:41:04Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276816pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo compreender qual o papel institucional dos museus de arte frente à produção de artistas mulheres. Para tanto, a pesquisa focou no programa expositivo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), bem como na entrada de obras de artistas mulheres em seu acervo em dois momentos: de 2011 a 2022, em que foram realizadas as primeiras exposições com obras de artistas mulheres com abordagem feminista; e entre 1983 e 1991 e de 1995 a 1996, períodos em que o museu teve diretoras mulheres. Para complementar os dados sobre as exposições, foram levantadas as obras que passaram a compor o acervo da instituição no referido período, além de analisar a exposição Gostem ou Não – Artistas mulheres no acervo do MARGS, pois ela se encaixa nas premissas da Museologia Crítica. Por meio de uma pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa de análise de dados e informações, assim como uma revisão bibliográfica, conclui-se que, apesar da pauta feminista já estar em discussão no Brasil desde os anos 1960 e do campo das Artes e da História da Arte já discutir largamente sobre a necessidade de uma abordagem feminista em sua produção e construção, os museus apresentam um relativo descompasso frente à produção e presença de artistas mulheres em suas instituições. Apesar de termos uma maior realização de exposições que abordam a produção de artistas mulheres (sejam elas coletivas ou individuais) e que também apresentam uma abordagem feminista de suas trajetórias e da própria História da Arte, os acervos dos museus ainda demonstram uma participação de artistas mulheres pequeníssima se comparada a de artistas homens. Além disso, a participação das mulheres à nível de gestão ou de ocupação de altos cargos também segue sendo muito menor, se comparada com a dos homens – mesmo que os últimos representem, na maioria das vezes, o menor número de profissionais no corpo funcional dos museus. Por fim, sugere-se que as instituições desenvolvam e sigam premissas institucionais e estratégicas de gestão que busquem a equidade de gênero entre a produção artística de homens e mulheres. Indica-se também que as políticas de acervo dos museus sejam mais claras em relação ao seu desejo de equidade de gênero, para que, no momento da produção dos discursos curatoriais e expográficos, se possibilite o devido protagonismo das artistas mulheres, bem como a problematização do seu apagamento.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to understand the institutional role of art museums in relation to the production of women artists. The research focused on the exhibition program of the Museum of Art of Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) and the acquisition of works by women artists into its collection during two periods: from 2011 to 2022, when the first exhibitions featuring works by women artists with a feminist approach were held; and between 1983 and 1991, and from 1995 to 1996, when the museum had female directors. To supplement the data on exhibitions, the study also examined works added to the institution's collection during these periods and analyzed the exhibition "Gostem ou Não – Artistas Mulheres no Acervo do MARGS," which aligns with the premises of Critical Museology. Through exploratory, quantitative, and qualitative research involving data and information analysis, as well as a literature review, it is concluded that, despite feminist issues being discussed in Brazil since the 1960s and the fields of Art and Art History extensively debating the need for a feminist approach in their production and construction, museums show a relative disparity in relation to the production and presence of women artists in their institutions. Although there has been an increase in exhibitions showcasing the work of women artists (both collective and individual) and those presenting a feminist approach to their trajectories and to Art History itself, museum collections still exhibit a significantly lower participation of women artists compared to men artists. Additionally, the presence of women in management or high-ranking positions remains much lower compared to men, even though men often constitute the minority of professionals within the museum staff. Finally, it is suggested that institutions develop and adhere to institutional and strategic management guidelines that aim for gender equity in the artistic production of men and women. It is also recommended that museum collection policies be clearer regarding their commitment to gender equity so that, during the creation of curatorial and expographic discourses, the proper prominence of women artists and the critical examination of their erasure can be ensured.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseu de artept_BR
dc.subjectGender and museumen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectWomen artistsen
dc.subjectMuseologia críticapt_BR
dc.subjectCritical Museologyen
dc.titleO posicionamento institucional do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli diante da produção de artistas mulheres (entre 1983 e 2022)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001206908pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Museologia e Patrimôniopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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