Show simple item record

dc.contributor.advisorPerondi, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Maria Pelicoli dapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-20T06:24:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276665pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho procura compreender fatores que influenciam no fenômeno atual da diminuição dos jovens no sistema socioeducativo. Para isso foi utilizada a metodologia qualitativa como forma de compreender a questão em nível social; a pesquisa documental visando a coleta de informações que contribuam e fundamentem a análise dos elementos pesquisados e a entrevista semi-estruturada com servidoras do sistema socioeducativo de Porto Alegre, a respeito de suas percepções sobre o fenômeno. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo, que supõe a exploração, a análise e a inferência das informações produzidas durante a pesquisa. Os resultados apontaram três categorias para compreender a diminuição dos jovens no sistema socioeducativo: violência policial, tráfico e descrença no sistema socioeducativo. O fenômeno referido trata-se de uma questão multifatorial, porém as categorias analisadas possuem similaridades enquanto a violação de direitos e as adversidades da concretização do Estatuto da Criança e do Adolescente no cotidiano socioeducativo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.titleJustiça juvenil na atualidade: compreendendo a diminuição de jovens no sistema socioeducativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001206996pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record