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dc.contributor.advisorGerling, Cristina Maria Pavan Capparellipt_BR
dc.contributor.authorSilvano, Lucas Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2024-07-20T06:23:36Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276654pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investiga o processo de prática, memorização e execução do repertório pianístico a partir da teoria da autorregulação (BANDURA, 1997; ZIMMERMAN, 2000). A pesquisa aborda dois estudos de caso sobre a prática instrumental realizada pelo autor deste trabalho para a disciplina de instrumento do curso de doutorado em Práticas Interpretativas ao longo de dois anos em situações contrastantes: em um contexto de pandemia quando as aulas de instrumento foram realizadas de forma remota e durante o retorno das aulas presenciais. Os princípios da autorregulação serviram como norteadores para a organização, execução e reflexão do estudo visando desenvolver comportamentos mais produtivos, alcançar uma prática deliberada e efetiva. Como ferramentas metodológicas foram utilizadas gravações das sessões de prática nos meses finais de preparação, diários e relatos das apresentações realizadas. Os dados produzidos foram analisados a partir de um viés qualitativo e autorreflexivo visando compreender como as questões comportamentais, sociais, ambientais e pessoais influenciaram na qualidade da prática e das apresentações públicas. O planejamento consciente das ações realizadas exerceu um impacto positivo na organização da prática e na manutenção da motivação. Esse processo ocorreu a partir da estipulação de metas de forma hierárquica e progressiva até a realização das apresentações finais. A prática do repertório envolveu a exploração de novas estratégias de estudo e foi favorecida pelo feedback provindo das gravações das sessões de prática. Aspectos sociais e ambientais exerceram uma grande influência na qualidade do estudo e foram alterados de forma positiva durante o retorno das aulas presenciais. No decorrer do trabalho foi observado que buscar locais e instrumentos adequados, bem como estar envolvido ativamente em um meio social e cultural são aspectos fundamentais para a evolução técnica e manutenção da motivação. As diversas experiências vivenciadas ao longo das apresentações evidenciaram o caráter imprevisível da performance e a necessidade de estar preparado através de uma memorização sólida; controle dos pensamentos e dos afetos; bem como determinação e constância na prática.pt_BR
dc.description.abstractThe present work investigates the process of practice, memorization and actual performances of the pianistic repertoire based on the theory of self-regulation (BANDURA, 1997; ZIMMERMAN, 2000). The research addresses two case studies on the instrumental practice carried out by the author of this text as part of his doctoral thesis in Piano Performance. During two years the author observed two contrasting situatios: in the context of the pandemic when instrumental lessons were carried on remotely, and after the return of in-person lessons. The principles of self-regulation served as guidelines for the organization, execution and reflection of the study, aiming to develop more productive behaviors and achieve deliberate and effective practice reoutines. Amongst the methodological tools used recordings of practice sessions in the final months of preparation, diaries and reports of public performances turned out to be the most useful. The produced data was analyzed from a qualitative and self-reflective perpective, aiming to understand how behavorial, social, enviromental and personal issues influenced the quality of practice and public performances. Conscious planning of the actions carried out had a positive impact on the organization of practice and maintenance of motivation. The process started with the stipulation of goals in a hierarchical and progressive manner directed towards the final performances. The practice sessions involved the application of new strategies and verification occured through the feedback from recordings. Social and environmental aspects influenced the quality of the study and the return to in-person lessons also concurred to more positive results. Searching for suitable locations and instruments, as well as being actively involved in a social and cultural environment seemed to be some of the most fundamental aspects for technical improvement and maintenance of motivation. The many experiences throughout the presentations highlighted the unpredictable nature of the performance and the need to be prepared through solid memorization; control of thoughts and emotions; as well as determination and constancy in practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectSelf-regulationen
dc.subjectPrática instrumentalpt_BR
dc.subjectInstrumental practiceen
dc.subjectPrática deliberadapt_BR
dc.subjectDeliberate practiceen
dc.titleO que um recital pode ensinar para o próximo? : desenvolvimento de comportamentos autorregulados para a prática instrumentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001206949pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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