Qualificação do processo de regulação via Sistema de Gerenciamento de Consultas - GERCON - na 8º Coordenadoria Regional de Saúde - SES/RS
Fecha
2024Autor
Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
O Pacto Pela Saúde, de 2006, define regulação do acesso à assistência como um conjunto de relações, saberes, tecnologias e ações que intermediam a demanda dos usuários por serviços de saúde, a fim de garantir o acesso com qualidade e resolubilidade, em todos os níveis de atenção à saúde. O objetivo deste estudo foi qualificar o processo de regulação da assistência aos usuários do SUS, via regulação do Sistema GERCON, através de material e atividade educativa, junto à Rede de Atenção à Saúde dos ...
O Pacto Pela Saúde, de 2006, define regulação do acesso à assistência como um conjunto de relações, saberes, tecnologias e ações que intermediam a demanda dos usuários por serviços de saúde, a fim de garantir o acesso com qualidade e resolubilidade, em todos os níveis de atenção à saúde. O objetivo deste estudo foi qualificar o processo de regulação da assistência aos usuários do SUS, via regulação do Sistema GERCON, através de material e atividade educativa, junto à Rede de Atenção à Saúde dos municípios pertencentes à área de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, especificamente dos profissionais atuantes nos setores de regulação/agendamento dos municípios, por meio da elaboração de folder (impresso e digital), realização de oficina para apresentação dos materiais e avaliação dos mesmos a partir de opinião dos trabalhadores. Em relação à metodologia abordada, tratou-se de um estudo transversal prospectivo com análise quantitativa dos dados. O estudo foi descrito conforme as diretrizes do Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE). O estudo foi realizado com 17 dos 24 profissionais que atuam nos setores de regulação/agendamento nos 12 municípios pertencentes à 8ª CRS. Para atingir os objetivos do estudo, foi utilizado instrumento de coleta de dados, sendo um questionário semiestruturado específico para avaliar o grau de aceitação/satisfação do profissional, após o desenvolvimento da atividade educativa, onde ocorreu apresentação e abordagem do folder orientativo (impresso e digital) na oficina de educação na saúde. Os resultados, além de ampliarem a abordagem do tema, qualificam as práticas de atuação desses profissionais, focando no processo regulatório eficiente e eficaz, que é desenvolver um trabalho em rede, melhorando permanentemente a qualidade do cuidado à saúde, produzindo práticas profissionais críticas e éticas. ...
Abstract
The 2006 Pact for Health defines regulation of access to care as a set of relationships, to guarantee access to quality and resolvability, at all levels, of health care. The objective of this study was to qualify the process of regulating assistance to SUS users, via regulation of the GERCON System, through educational material and activity, together with the Health Care Network of the municipalities belonging to the coverage area of the 8th Regional Health Coordination, specifically profession ...
The 2006 Pact for Health defines regulation of access to care as a set of relationships, to guarantee access to quality and resolvability, at all levels, of health care. The objective of this study was to qualify the process of regulating assistance to SUS users, via regulation of the GERCON System, through educational material and activity, together with the Health Care Network of the municipalities belonging to the coverage area of the 8th Regional Health Coordination, specifically professionals working in the regulation/scheduling sectors of municipalities, through the preparation of folders (printed and digital), a workshop was held to present the materials and evaluate them based on workers opinions. Regarding the methodology addressed, it was a prospective cross-sectional study with quantitative data analysis. The study was described according to the Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) guidelines. The study was carried out with 17 of the 24 professionals who work in the regulation/scheduling sectors in the 12 municipalities belonging to the 8th CRS. To achieve the objectives of the study, a data collection instrument was used, a specific semi-structured questionnaire to evaluate the degree of acceptance/satisfaction of the professional, after the development of the educational activity, where the orientation folder (printed and digital) was presented and approached in the health education workshop. The results, in addition to expanding the approach to the topic, qualifying the performance practices of these professionals, and focusing on the efficient and effective regulatory process, are developing network work, permanently improving the quality of health care, and producing critical and ethical professional practices. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Colecciones
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Ciencias de la Salud (9084)Enseñanza en Salud (135)
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