Show simple item record

dc.contributor.advisorPaludo, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Ana Julia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-07-19T06:23:22Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276612pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação se ocupa em investigar possíveis caminhos para a criação coreográfica para crianças estudantes de balé. Busca compreender quais as possibilidades para se desenvolver estudos coreográficos, aliados a aulas de balé para crianças, a partir da observação das práticas docentes da pesquisadora. As percepções observadas na própria prática se aliam a depoimentos, os quais foram tomados por intermédio de entrevistas com um coreógrafo e uma coreógrafa que atuam com crianças. As práticas da pesquisadora, como coreógrafa, foram desenvolvidas e observadas em laboratórios de criação, durante aulas do projeto social Dançando Para Educar, em Santa Maria-Rio Grande do Sul. Utiliza referenciais teóricos do campo da composição coreográfica para problematizar o balé e sua potencialidade para criação e composição coreográfica colaborativa, entre a condução da professora e a aprendizagem dos(as) alunos(as) desde a infância. A dissertação sugere que laboratórios de criação possam desenvolver caminhos para a composição coreográfica, a partir de procedimentos participativos e que promovam o protagonismo infantil.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is concerned with investigating possible paths for choreographic creation for children who are ballet students. It seeks to understand the possibilities for developing choreographic studies, combined with ballet classes for children, based on the observation of the researcher's teaching practices. The perceptions observed in the practice itself are combined with statements, which were taken through interviews with a choreographer and a choreographer who work with children. The researcher's practices, as a choreographer, were developed and observed in creation laboratories, during classes of the social project Dançando Para Educar, in Santa Maria-Rio Grande do Sul. It uses theoretical references from the field of choreographic composition to problematize ballet and its potential for collaborative choreographic creation and composition, between the teacher's guidance and the students' learning since childhood. The dissertation suggests, with a creative laboratory, possible paths for choreographic composition, based on participatory procedures that promote children's protagonism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBalleten
dc.subjectBalépt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectComposição coreográficapt_BR
dc.subjectChoreographic Compositionen
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectCreationen
dc.titleCaminhos para criação coreográfica colaborativa com crianças estudantes de balépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001206617pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record