Acervos de jogos de alfabetização em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental participantes do programa residência pedagógica (2022-2024)
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho partiu do seguinte problema de pesquisa: como são compostos os acervos de jogos de alfabetização, das professoras atuantes no 1° e no 2° ano do Ensino Fundamental nas escolas participantes do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia (2022-2024), na UFRGS? As etapas da pesquisa foram: 1) Fotografar e consultar regras dos jogos; 2) Seleção do material empírico; 3) Classificação do material empírico; 4) Identificação e análise dos resultados. Participaram da pesquisa 03 ...
Este trabalho partiu do seguinte problema de pesquisa: como são compostos os acervos de jogos de alfabetização, das professoras atuantes no 1° e no 2° ano do Ensino Fundamental nas escolas participantes do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia (2022-2024), na UFRGS? As etapas da pesquisa foram: 1) Fotografar e consultar regras dos jogos; 2) Seleção do material empírico; 3) Classificação do material empírico; 4) Identificação e análise dos resultados. Participaram da pesquisa 03 escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, por meio de 02 professoras atuantes no 1° ano e 03 professoras atuantes no 2° ano do Ensino Fundamental. O material empírico foi composto por fotos de 84 jogos de alfabetização. A pesquisa movimenta reflexão em torno da alfabetização e jogos didáticos, por isso, a fundamentação teórica é composta, principalmente, pelo diálogo com autores como Alexsandro da Silva, Liane Castro de Araujo, Magda Soares e Patrícia Camini. Durante o mapeamento dos acervos, os principais resultados foram: o acervo da Escola 1 é 71,4% composto por jogos distribuídos por política pública e 28,5% por jogos comerciais; o da Escola 2, 79% por jogos distribuídos por política pública e 21% por jogos comerciais; e o acervo da Escola 3, 76% por jogos distribuídos por política pública, 21,7% por jogos comerciais e 2% por jogos artesanais. A partir dessa grande divisão foi possível analisar os jogos a partir de formas de produção/distribuição dos jogos; dinâmica central de funcionamento; e habilidades mobilizadas. Os jogos distribuídos por política pública se destacaram em qualidade em relação aos jogos comerciais adquiridos pelas professoras e/ou escolas. Os dados produzidos foram discutidos em relação às etapas da carreira docente que as professoras participantes poderiam estar vivenciando e à realidade de precarização do trabalho docente na rede estadual de ensino. Os dados da pesquisa podem contribuir para ações futuras da universidade, em parceria com essas escolas públicas, por meio da prática docente de estudantes nesses locais ou ações de extensão. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1399)
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