A Capoeira Angola na preservação e divulgação de práticas educativas dos povos bantos
Fecha
2024Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas educativas dos povos bantos preservadas no Brasil através da Capoeira Angola e as suas possibilidades como conteúdos e modos de ensino a serem aplicados na implementação da Lei 10.639/2003. Para tanto, foram analisadas produções acadêmicas sobre cultura e educação banto, Capoeira Angola, Lei 10.639/2003 e ERER, com o intuito de conhecer as estratégias educativas tradicionais bantos, as características da Capoeira Angola e entender os desafi ...
Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas educativas dos povos bantos preservadas no Brasil através da Capoeira Angola e as suas possibilidades como conteúdos e modos de ensino a serem aplicados na implementação da Lei 10.639/2003. Para tanto, foram analisadas produções acadêmicas sobre cultura e educação banto, Capoeira Angola, Lei 10.639/2003 e ERER, com o intuito de conhecer as estratégias educativas tradicionais bantos, as características da Capoeira Angola e entender os desafios existentes na construção de uma educação antirracista e emancipatória. Também, observei e entrevistei praticantes de Capoeira Angola da cidade de Porto Alegre para compreender os modos utilizados pelos mestres e treneis que ensinam e preservam essa cultura afro-brasileira. Os dados da pesquisa bibliográfica e das entrevistas foram comparados com os estudos produzidos por Lopes, Fu-Kiau, Fourshey, Gonzales e Saidi, Santos, Abib e Araújo, resultando na identificação de cinco estratégias educativas bantos ainda presentes na Capoeira Angola: oralidade, musicalidade, vivências, danças performáticas e rituais de iniciação e/ou passagem. Essas estratégias foram analisadas sob o olhar da pedagogia das ausências e das emergências, criada por Nilma Lino Gomes com base no conceito de Movimento Negro Educador. Como resultado, este trabalho reconhece como adequada a inclusão das práticas pedagógicas bantos preservadas na Capoeira Angola como conteúdos a serem desenvolvidos e modos a serem utilizados no ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, conforme estabelecido na Lei 10.639/2003 e na Resolução CNE/CP nº 01/2004 que trata sobre a Educação das relações étnico-raciais. ...
Abstract
This dissertation focuses on the study of educational practices of Bantu peoples preserved in Brazil through Capoeira Angola and their potential as content and teaching methods to be applied in the implementation of Law 10.639/2003. To achieve this, academic works on Bantu culture and education, Capoeira Angola, Law 10.639/2003, and ERER were analyzed, aiming to understand traditional Bantu educational strategies, the characteristics of Capoeira Angola, and comprehend the challenges in building ...
This dissertation focuses on the study of educational practices of Bantu peoples preserved in Brazil through Capoeira Angola and their potential as content and teaching methods to be applied in the implementation of Law 10.639/2003. To achieve this, academic works on Bantu culture and education, Capoeira Angola, Law 10.639/2003, and ERER were analyzed, aiming to understand traditional Bantu educational strategies, the characteristics of Capoeira Angola, and comprehend the challenges in building an anti-racist and emancipatory education. Additionally, I observed and interviewed Capoeira Angola practitioners from the city of Porto Alegre to understand the methods used by masters and trainers who teach and preserve this Afro-Brazilian culture. The data from the bibliographic research and interviews were compared with studies conducted by Lopes, Fu-Kiau, Fourshey, Gonzales and Saidi, Santos, Abib, and Araújo, resulting in the identification of five Bantu educational strategies still present in Capoeira Angola: orality, musicality, lived experiences, performative dances, and initiation and/or passage rituals. These strategies were analyzed through the lens of the pedagogy of absences and emergences, developed by Nilma Lino Gomes based on the concept of the Black Educator Movement. As a result, this work recognizes the inclusion of preserved Bantu pedagogical practices in Capoeira Angola as appropriate content to be developed and methods to be used in teaching Afro-Brazilian and African history and culture. This aligns with the directives established in Law 10.639/2003 and Resolution CNE/CP nº 01/2004, which address education concerning ethnic-racial relations. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)
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