Chacarera, Milongueos, Ritmos camperos e Vidala : edições crítico-interpretativas de quatro Evocaciones Criollas para violão, de Alfonso Broqua
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2024Author
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Doctorate
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa apresenta o processo de elaboração das edições crítico-interpretativas de quatro obras para violão de Alfonso Broqua (1886-1946): Chacarera, Milongueos, Ritmos Camperos e Vidala. As quatro fazem parte da série de obras Evocaciones Criollas, escritas nos anos 1920, revisadas e editadas por Emilio Pujol e Miguel Llobet e publicadas pela editora Max Eschig.O manuscrito de Milongueos apresenta rasuras com revisões que aparecem na versão publicada. A partir da comparação de manuscritos ...
Esta pesquisa apresenta o processo de elaboração das edições crítico-interpretativas de quatro obras para violão de Alfonso Broqua (1886-1946): Chacarera, Milongueos, Ritmos Camperos e Vidala. As quatro fazem parte da série de obras Evocaciones Criollas, escritas nos anos 1920, revisadas e editadas por Emilio Pujol e Miguel Llobet e publicadas pela editora Max Eschig.O manuscrito de Milongueos apresenta rasuras com revisões que aparecem na versão publicada. A partir da comparação de manuscritos do Museu de la Música de Barcelona (MMB) com as versões publicadas, é possível identificar divergências em relação à versão impressa e às contribuições dos editores, em especial de Miguel Llobet. A metodologia utilizada se baseia em autores que versam sobre edição crítica, em especial Cambraia (2005) e Grier (1996). O primeiro apresenta modelos de estabelecimento e apresentação do texto crítico utilizados na investigação, e o segundo aborda particularidades da edição crítica no campo da música, das definições básicas até o tratamento com as fontes e a apresentação do texto, que inclui partituras. O panorama biográfico confronta e complementa informações de livros e artigos de autores uruguaios como Salgado (1967, 1971) e Lagarmilla (1942, 1952, 1955, 1958, 1970, 1985, 1986) e de artigos, periódicos e materiais do compositor que estão nos arquivos do Museo Histórico Nacional (MHN) de Montevidéu. A partir dos textos de Landeira (2012, 2013-2014) e Ramírez (2010), de programas de recitais e de escritos periódicos diários, é contextualizada sua obra para violão. É proposto um catálogo de obra de Broqua que complementa algumas informações em relação à catalogação de Salgado (1971), em destaque as séries Aires Nativos e Tangos. No aparato crítico, são analisadas as divergências entre as fontes e são determinadas as escolhas editoriais. Em geral, o texto adotado na edição crítico-interpretativa utiliza como base os manuscritos e apresenta, por exemplo, Ritmos Camperos em mi maior, como no manuscrito, mas diferentemente da versão publicada, em lá maior. Algumas modificações, como essa, são citadas e contextualizadas em cartas de Llobet para Pujol. A partir da análise e do debate sobre as escolhas adotadas pelos revisores, são apresentadas novas leituras, interpretações e soluções instrumentais para as obras. ...
Abstract
This research presents the elaboration process of critical-interpretive editions of four guitar works by Alfonso Broqua (1886-1946): Chacarera, Milongueos, Ritmos Camperos and Vidala. The four are part of the Evocaciones Criollas series, written in the 1920s, revised and edited by Emilio Pujol and Miguel Llobet and published by Max Eschig.The manuscript of Milongueos has erasures with revisions that appear in the published version. Comparing the manuscripts from the Museu de la Música de Barcel ...
This research presents the elaboration process of critical-interpretive editions of four guitar works by Alfonso Broqua (1886-1946): Chacarera, Milongueos, Ritmos Camperos and Vidala. The four are part of the Evocaciones Criollas series, written in the 1920s, revised and edited by Emilio Pujol and Miguel Llobet and published by Max Eschig.The manuscript of Milongueos has erasures with revisions that appear in the published version. Comparing the manuscripts from the Museu de la Música de Barcelona (MMB) with the published versions, it is possible to identify divergences in relation to the printed version and contributions from the editors, especially Miguel Llobet. The methodology used is based on authors who deal with critical editing, especially Cambraia (2005) and Grier (1996). The first one presents models for establishing and presenting the critical text used in the investigation and the second one addresses particularities of critical editing in the music field of the knowledge, from basic definitions until the treatment of sources and the presentation of the text, which includes music scores. The biographical text compares and complements information from writings by Uruguayan authors such as Salgado (1967, 1971) and Lagarmilla (1942, 1952, 1958, 1970, 1985, 1986), as well as articles, periodicals, and the composer's materials from the archives of the National Historical Museum (MHN). Using texts by Landeira (2012, 2013), Ramírez (2010), recital programs and daily periodical writings, Broqua’s work for guitar is contextualizated. A catalog of Broqua’s work is proposed, which complements some information in relation to Salgado's cataloging (1971), highlighting the Aires Nativos and Tangos series. In the critical apparatus, divergences between sources are analyzed and editorial choices are determined. In general, the text adopted in the critical-interpretative edition uses the manuscripts as basis, presenting, for example, Ritmos Camperos in E major (as it appears in the manuscript) but differently from the published version (in A major). Such modifications, like this one, are mentioned and contextualized in letters from Llobet to Pujol. Based on the analysis and the debate about the choices adopted by the reviewers, new readings, interpretations, and instrumental solutions for the works are presented. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
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Music (417)
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