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dc.contributor.advisorQuintero, Pablopt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Taise Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T05:37:38Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276418pt_BR
dc.description.abstractAlmejando fomentar o conjunto de iniciativas pedagógicas de aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o presente trabalho de conclusão de Licenciatura em Ciências Sociais funda-se na proposta de um material didático que coloca em perspectiva a discussão das relações étnico-raciais através dos quatro povos indígenas tradicionais das terras que, hoje, são nomeadas de Rio Grande do Sul: povos Charrua, Kaingang, Laklãnõ/Konglui (Xokleng) e Mbyá Guarani. A estrutura do trabalho parte do contexto da sua importância, percorre algumas reflexões metodológicas sobre o processo de elaboração do material e encerra-se na materialização do material didático. O material, intitulado como “O Rio Grande do Sul é território Charrua, Kaingang, Laklãnõ, Konglui e Mbyá-guarani! Povos originários dessas terras”, além de trazer à luz as perspectivas indígenas, desenvolve algumas questões relacionadas às relações de contato durante e após a colonização, atravessando dois temas-chave para compreensão da contemporaneidade dos povos indígenas: a oralidade e o território.pt_BR
dc.description.abstractIn an attempt to foster the set of pedagogical initiatives for the application of Brazilian Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, this paper stems from the proposal of a didactic material that puts into perspective the discussion of ethnic-racial relations through the four traditional indigenous peoples that inhabit the lands known today as the state of Rio Grande do Sul: The Charrua, Kaingang, Laklãnõ/Konglui (Xokleng), and Mbyá Guarani peoples. To this end, the structure of this paper comprises the contextualization of its importance, some methodological reflections on the process of preparing the material, and the materialization of the didactic material, respectively. The didactic material, titled “O Rio Grande do Sul é território Charrua, Kaingang, Laklãnõ, Konglui e Mbyá-guarani! Povos originários dessas terras,” in addition to bringing to light indigenous perspectives, elaborate further on some issues related to contact-based relations during and after colonization, exploring two key themes to understand the contemporaneity of indigenous peoples: orality and territory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnic-racial Relationsen
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectIndigenous Peoplesen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectCharruaen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino : Sociologiapt_BR
dc.subjectKaingangen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLaklãnõ e Konglui (Xokleng)en
dc.subjectKaingangpt_BR
dc.subjectMbyá-Guaranien
dc.subjectMbyá-guaranipt_BR
dc.subjectSociology High School Teachingen
dc.titleRelações étnico-raciais em perspectiva : povos Charrua, Kaingang, Laklãnõ/Konglui (Xokleng) e Mbyá Guarani em um material didático de sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001206325pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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