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Mundo-sample : a transição neoliberal do Brasil na forma do rap nacional
dc.contributor.advisor | Leite, Carlos Augusto Bonifácio | pt_BR |
dc.contributor.author | Prusch, Vinicius de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T05:35:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276377 | pt_BR |
dc.description.abstract | Parte da cultura Hip-Hop, que começa a se desenvolver no Bronx dos anos 70 e a chegar no Brasil na década seguinte, o Rap se constitui de um canto falado encaixado em uma batida, essa sendo instrumental criado, geralmente, a partir de trechos de fonogramas pré-existentes, movimento a que, por sua vez, se dá o nome de sampleagem. Interessado no sample enquanto forma e na análise das formas por uma perspectiva dialética, que focaliza relações entre elas e seu contexto histórico, o presente trabalho buscou iluminar os movimentos de sampleagem de dois artistas do Rap brasileiro: Racionais MC’s e Makalister. A análise se deu com base, centralmente, nos trabalhos de Theodor Adorno e Fredric Jameson, atentando para as ideias de identidade, não-identidade e pós-modernidade. Trabalhou-se, também, com a ideia de racionalidade neoliberal, sobretudo a partir do trabalho de Pierre Dardot e Christian Laval. Já o contexto mais especificamente brasileiro foi observado em um diálogo com autores como Andre Singer e Ricardo Antunes. Os resultados apontam para uma relação entre sampleagem e abstração histórica a partir da crescente financeirização da economia desde Collor, mas também para uma raiz afrodiaspórica, existindo aí uma tensão fundamental para a compreensão do Racionais. Por fim, o lulismo figura como processo social fundamental para a compreensão da instituição da racionalidade neoliberal no Brasil, marcando a dicção de Makalister, na qual os respiros que existiam anteriormente, sobretudo a partir do trabalho do próprio Lula e do PT, começam a desaparecer. | pt_BR |
dc.description.abstract | Part of the Hip-Hop culture, which started developing in the Bronx of the 70’s and being embraced in Brazil in the following decade, Rap is formed by a rhythmic speech synchronized to a beat, which is an instrumental created, generally, from pieces of pre-existing phonograms, movement which is, in turn, called sampling. Interested in sampling as an art form as well as in the analysis of aesthetic forms through a dialectical perspective, which focuses on the relations between these forms and their historical context, this work aimed to cast light on the sampling movements of two artists of Brazilian Rap: Racionais MC’s and Makalister. The analysis was made based mainly in the works of Theodor Adorno and Fredric Jameson, focusing on ideas such as those of identity, non-identity and postmodernity. The idea of neoliberal rationality, approached especially via the work of Pierre Dardot and Christian Laval, was also crucial. Brazil’s particular context, in turn, was observed in dialogue with authors such as Andre Singer and Ricardo Antunes. The results point to a relation between sampling and historical abstraction as of the increasing financialisation of the economy since Collor but also to its afro-diasporic roots, a tension which is vital in comprehending the work of Racionais. Lastly, “lulismo” is seen as a social process which is crucial to the understanding of the establishment of neoliberal rationality in Brazil, whose outcomes are highly visible in the work of Makalister, in which the breathing spaces that once existed, especially through the work of Lula himself and the PT, began to vanish from sight. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Rap (Música) | pt_BR |
dc.subject | Rap | en |
dc.subject | Sample | en |
dc.subject | Lulismo | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Lulismo | en |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Postmodernity | en |
dc.subject | Neoliberalism | en |
dc.title | Mundo-sample : a transição neoliberal do Brasil na forma do rap nacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137348 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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