Show simple item record

dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Fernando Henrique Fogaçapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T06:24:52Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1516-6600pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276121pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar enunciações de professores sobre o ensino de matemática para alunos surdos. A sustentação teórica encontra-se nos campos da Etnomatemática e dos Estudos Surdos. O material examinado é formado por um conjunto de registros escritos pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre as aulas de matemática e o desempenho dos alunos. Em termos metodológicos, a estratégia utilizada guiou- se pela análise do discurso, no sentido discutido por Foucault. O exame mostrou que um dos enunciados que constituem o discurso da educação de surdos é aquele que refere a importância de utilizar materiais concretos para que os alunos aprendam matemática com prazer e adquiram autonomia.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents outcomes of a research developed in order to examine teachers' enunciations about the teaching of mathematics to deaf students. Its theoretical foundations are the Ethnomathematics and the Deaf Studies. The material examined is a set of records written by teachers of Primary Education on math classes and student performance. Regarding methodology, the strategy used was based on Foucalt’s discourse analysis. Analyses showed that one of the enunciations constituting the education discourse for the deaf is one that highlights the importance of using concrete materials so that students may acquire autonomy and learn mathematics with pleasure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno padagógico (Lajeado). Lajeado, RS. V. 13, n. 1 (2016), p. 95-106pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching of mathematicsen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectConcrete materialsen
dc.titleEducação matemática em uma escola bilíngue para surdospt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics in a bilingual school for the deaf en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001015778pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record