Show simple item record

dc.contributor.advisorRechenberg, Leilapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Laura Saldanhapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-04T06:12:23Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276048pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: compreender se existem estudos que contemplem a formação dos profissionais da saúde para atuar com a diversidade sexual e de gênero. Método: revisão integrativa, com buscas realizadas nas bases de dados SciELO, Embase, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, sem delimitação de tempo e língua, abordando o ensino em saúde do referido grupo populacional nos cursos de ensino superior em saúde. Resultados: foram incluídos 32 artigos nesta revisão. Conclusão: as instituições formadoras não possuem, ainda, programas de formação profissional adequados e abrangentes em relação à diversidade sexual e de gênero. Ainda são muito presentes estigmatizações e preconceitos em diversas áreas da saúde, sendo necessário mudar esse cenário.pt_BR
dc.description.abstractObjective: to understand whether there are studies that address the training of speech therapists to work with sexual and gender diversity. Method: an integrative review, with searches carried out in the SciELO, Embase, PubMed, Virtual Health Library (VHL), and Digital Library of Theses and Dissertations databases (DLTD), until October of 2022, without language delimitation, addressing the teaching of health care for this population group in higher education health courses. Results: 32 articles were included in this review. Conclusion: the training institutions still do not have adequate and comprehensive professional training programs regarding sexua and gender diversity. Stigmatization and prejudices are still very present in various areas of health, and it is necessary to change this scenario.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexual and gender minoritiesen
dc.subjectMinorias sexuais e de gêneropt_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectSpeechen
dc.subjectAtuação do fonoaudiólogopt_BR
dc.subjectLanguage and hearing sciencesen
dc.subjectCurrículoen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectProfessional trainingen
dc.subjectHealthen
dc.titleA formação do fonoaudiólogo e a integralidade no cuidado à população LGBTQIAPN+ : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record