Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPokorski, Juliana de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Luciana Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2024-07-04T06:12:07Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276038pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo explicitar a trajetória de desafios e conquistas que professoras surdas percorreram até chegarem ao cargo de docentes de ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado analisando de forma qualitativa as narrativas surdas divulgadas nas teses e dissertações de três atuais docentes surdas da UFRGS e em entrevistas concedidas por esses mesmos sujeitos em eventos on-line, promovidos por projetos de extensão e disponibilizadas em modo público no Youtube. As reflexões foram feitas a partir de elementos que evidenciam a identidade e cultura do surdo, como também o contexto atual das políticas públicas de inclusão, além de problematizar sobre os possíveis efeitos da presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assim como dos docentes surdos, na universidade. A análise da trajetória dessas professoras surdas pode evidenciar os constantes desafios perpassados e colaborar para a construção de novos caminhos para a participação efetiva dos surdos dentro da sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleTrajetória de professoras surdas : de tornar-se surda à docência no Ensino Superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142070pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem