Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19
dc.contributor.advisor | Moreira, Jose Claudio Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Bruna Corrêa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T06:11:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276031 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste em apresentar materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19. A metodologia adotada segue abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os materiais foram subdivididos em três temáticas: vírus, vacinas e pandemias são formados por um conjunto de itens que variam entre eles mais um guia de aula que apresenta e descreve de cada item presente nele, além de possuir explicações, sugestões, tutoriais, dicas de utilização dos mesmos, imagens e indicações de sites para busca de mais informações. Considerando que o tema pandêmico está inserido nos conteúdos do ensino de Ciências e Biologia, aborda a relevância social do debate de temáticas que envolvem questões sociais e científicas na educação básica, a pertinência do tema com a escola apontando perspectivas e possibilidades para o ensino, procurando contribuir com a formação e atuação docente, construindo e reconstruindo instrumentos que permitam a articulação entre o saber científico e o saber pedagógico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists in presenting educational materials on topics related to the COVID-19 pandemic. The methodology adopted follows an exploratory qualitative approach. The materials were subdivided into three themes: viruses, vaccines and pandemics. They are formed by a set of items that vary between the themes and a class guide that presents and describes each item present in it, in addition to having explanations, suggestions, tutorials, tips for their use, images, and indications of sites to search for more information. Considering that the pandemic subject is inserted in the contents of Science and Biology teaching, it addresses the social relevance of the debate of themes that involve social and scientific issues in basic education, the relevance of the theme with the school pointing out perspectives and possibilities for teaching, looking to contribute to teacher training and acting, building, and rebuilding instruments that allow the articulation between scientific knowledge and pedagogical knowledge. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001142039 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License