Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulhões, Maria Ameliapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Nei Vargas dapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-03T05:46:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275983pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa apresenta a análise de um conjunto de dados e conteúdos sobre o procedimento colecionista privado de arte contemporânea no Brasil, levantados com base em uma metodologia qualiquantitativa. Seu desenvolvimento é composto por um formulário eletrônico e entrevistas realizadas em um mapeando em 16 estados das cinco regiões do país. Para interpretar e analisar os dados, tomou-se como conceito operacional a noção de sistema da arte, composto por agentes e instituições, oriundos de diferentes representações, esferas sociais e visões de mundo. Considera, também, que o desenvolvimento das artes visuais está articulado a outros sistemas micro e macroestruturais inseridos na lógica de acumulação de capital, criando historicamente zonas hegemônicas e periféricas de legitimação que desenham versões desiguais do mesmo sistema, formando polissistemas. A pesquisa resultou em uma modelagem conceitual para pensar o procedimento colecionista em três vetores: aquisição, gerenciamento e empresariamento das coleções, que, juntos, interagem exercendo influência na ativação de diferentes escalas de produção, circulação, legitimação e consumo de experiências artísticas. O trabalho aponta especificidades do colecionismo para que se possa melhor entender sua dimensão, mostrando que suas fragilidades e qualidades não cessam de atuar na escrita de sua própria história, do sistema e da história da arte.pt_BR
dc.description.abstractThe research presents the analysis of a set of data and contents about the private collecting procedure of contemporary art in Brazil, collected based on a qualitative-quantitative methodology. Its development consists of an electronic form and interviews carried out in a mapping in 16 states of the five regions of the country. To interpret and analyze the data, the notion of an art system was taken as an operational concept, composed of agents and institutions, coming from different representations, social spheres and worldviews. It also considers that the development of visual arts is linked to other micro and macrostructural systems inserted in the logic of capital accumulation, historically creating hegemonic and peripheral zones of legitimation that design unequal versions of the same system, forming polysystems. The research resulted in a conceptual model to think about the collecting procedure in three vectors: acquisition, management and entrepreneurship of collections, which, together, interact exerting influence on the activation of different scales of production, circulation, legitimation and consumption of artistic experiences. The work points out specificities of collecting so that its dimension can be better understood, showing that its weaknesses and qualities do not cease to act in the writing of its own history, the system and the history of art.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectColecionismo : Arte contemporâneapt_BR
dc.subjectPrivate collectingen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectSistema da artept_BR
dc.subjectArt systemen
dc.subjectPolysystemsen
dc.titleColecionismo no sistema contemporâneo de arte : entre a centralidade das bordas e o mainstreampt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001139874pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples