A invenção do pesquisador em educação : atores, autores e práticas
dc.contributor.author | Lacerda, Miriam Pires Corrêa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Victor Hugo Nedel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-26T06:29:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-6356 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/275924 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa inscreve-se entre aquelas que tomam em análise a definição do campo de pesquisa em Educação. Objetiva-se analisar um conjunto de artigos que versam sobre o tema. Para atingir tal propósito, utilizou-se uma investigação de cunho qualitativo, que fez uso da pesquisa bibliográfica e do procedimento de fichamento de artigos reconhecidos no âmbito acadêmico da pesquisa em educação. Neste processo, levantaram-se os principais materiais e realizou-se a seleção particular deles, de maneira a chegar aos dez textos apresentados nos resultados e discussões. As informações qualitativas que emergiram após o fichamento dos textos foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2009). Dos temas tratados nos dez textos analisados, como corpus da análise da pesquisa, três grandes categorias emergiram. São elas: o oficio do pesquisador; normatização da pesquisa; e o campo científico da educação. Os resultados apresentam textos que dialogam entre si, formando uma estrutura de leitura dos artigos relacionados à pesquisa em educação, direcionando o leitor para a construção de metodologias ativas e reflexivas na pesquisa em educação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista FSA. Teresina. Vol. 15, n. 5 (2018), p. 89-111. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geografia : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores : Geografia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A invenção do pesquisador em educação : atores, autores e práticas | pt_BR |
dc.title.alternative | The invention of the researcher in education : actors, authors and practices | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001068974 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)