A emergência de um saber psicológico e as políticas de individualização
dc.contributor.author | Nardi, Henrique Caetano | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Rosane Azevedo Neves da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-08T06:29:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6236 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/275638 | pt_BR |
dc.description.abstract | A emergência de um saber psicológico e as políticas de individualização.Neste artigo, busca-se problematizar a relação entre a emergência de um saber psicológicona modernidade – e o implemento de uma tecnologia específica de poder que Foucaultchama “disciplina” –, e de que modo essa relação acaba contribuindo na própria “fabrica-ção” de uma lógica individualizante, que prepara o terreno para as sociedades de controlena atualidade. Em função de sua forte tendência adaptacionista, considera-se que um dosprincipais efeitos políticos da invenção da psicologia científica é o de contribuir para oaperfeiçoamento das técnicas de investimento do poder, a partir da modelização daexperiência subjetiva em termos do que é considerado norma ou desvio. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims at analyzing the relationship between the emergenceof a psychological knowledge in modernity and the implementation of a specific powertechnology that Foucault nominates “discipline”, as well as discuss in which way thisrelationship ends up contributing to the “fabrication” of a individualizing logic that setsup the conditions for the emergence of control societies in contemporary times. Due tothe strong adaptive tendencies, we consider that one of the main political effects of theinvention of scientific psychology is to contribute to improve power technologies,modeling the subjective experience in terms of what is considered norm or deviation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n.1 (jan./jun. 2004), p. 187-198 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psychological knowledge | en |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject | Discipline | en |
dc.subject | Indivíduo e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Controle social | pt_BR |
dc.subject | Control society | en |
dc.subject | Politics of individualization | en |
dc.subject | Individuação | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Saber psicologico | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.title | A emergência de um saber psicológico e as políticas de individualização | pt_BR |
dc.title.alternative | The emergence of a psychological knowledge and the politics ofindividualization | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000504046 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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