Princípios de reação : perspectivas somático-performativas na criação artística
View/ Open
Date
2023Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho buscou traçar relações entre o Yoga, as abordagens somáticas do movimento e a dança. Teve como objetivo desenvolver um processo de criação que permita revisitar experiências pessoais e encontrar pontos de conexão com abordagens somáticas do movimento, dança e yoga. Para tanto utiliza-se como Metodologia a Pesquisa Somático-Performativa(PSP), elaborada por Fernandes (2012) que se caracteriza como Prática como Pesquisa.Os princípios da PSP que mais operaram no trabalho foram: ...
O presente trabalho buscou traçar relações entre o Yoga, as abordagens somáticas do movimento e a dança. Teve como objetivo desenvolver um processo de criação que permita revisitar experiências pessoais e encontrar pontos de conexão com abordagens somáticas do movimento, dança e yoga. Para tanto utiliza-se como Metodologia a Pesquisa Somático-Performativa(PSP), elaborada por Fernandes (2012) que se caracteriza como Prática como Pesquisa.Os princípios da PSP que mais operaram no trabalho foram: Arte do/em movimento como elemento-eixo; Performance e interartes como (anti-)método; Sintonia Somática e Sensibilidade; Criatividade, Imprevisibilidade e Desafio; Criação de associações de sentidos a partir dos afetos e Arte como eixo e diálogo entre diferentes saberes, Foram realizadas 7 práticas ao longo de um mês, com duração de aproximadamente 2 horas. Cada prática partiu de perguntas disparadoras que levaram a investigação de movimentos e a construção de cenas. Como ferramentas de pesquisa foram utilizados os diários da pesquisadora em dois formatos, escrito e áudio, as perguntas disparadoras,a chegada no corpo, os experimentos com as cenas e as gravações das possibilidades de cenas. Um dos resultados do trabalho foi o vídeodançaPrincípios de Reação, criado durante a pesquisa e a partir das práticas que integraram dança, adordagem somática e yoga buscando ampliar as percepções, tanto no momento de chegada ao espaço, na continuidade do que estava sendo proposto em cada prática, quanto no momento das gravações das cenas, da edição das mesmas e na elaboração desse material escrito. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License