Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type
Fecha
2020Autor
Otro título
Inteligência e contexto socioeconômico na infância : comparação por região de moradia e tipo de escola
Inteligencia y contexto socioeconómico en la infancia : comparación por región de vivienda y tipo de escuela
Materia
Abstract
Different aspects of the socioeconomic context can affect intelligence. This study investigated the intellectual performance of children from different places of residence and school types. The analyses compared children from the outskirts (n = 169) and the central region (n = 110) from Porto Alegre; and children from private (n = 49) and public (n = 61) schools. Data collection included the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI) and sociodemographic record. Analysis of covariance (b ...
Different aspects of the socioeconomic context can affect intelligence. This study investigated the intellectual performance of children from different places of residence and school types. The analyses compared children from the outskirts (n = 169) and the central region (n = 110) from Porto Alegre; and children from private (n = 49) and public (n = 61) schools. Data collection included the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI) and sociodemographic record. Analysis of covariance (between groups) and Analysis of Variance for repeated measures (within-group) were used. Children from the outskirts region showed poorer performance on all WASI scores and, in the within-group comparison, lower results on verbal tasks - which did not occur in the central region group. Children from public and private schools differed in all WASI scores but had a similar within-group performance. ...
Resumo
Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos ...
Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos) e Análise de Variância para medidas repetidas (intragrupo). O grupo de periferia apresentou menor desempenho em todos os escores da WASI e, na comparação intragrupo, resultados mais baixos nas tarefas verbais – o que não ocorreu no grupo da região central. Crianças de escolas públicas e privadas diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante. ...
Resumen
Los diferentes aspectos del contexto socioeconómico pueden afectar la inteligencia. Este estudio investigó el desempeño intelectual de niños de diferentes regiones de vivienda y tipos de escuela. Se llevó a cabo una comparación de niños de la periferia (n = 169) y de la región central (n = 110) de Porto Alegre con niños de escuelas privadas (n = 49) y públicas (n = 61). Para recopilar los datos se utilizó la Escala de Inteligencia Abreviada de Wechsler (WASI) y la ficha sociodemográfica. Se apl ...
Los diferentes aspectos del contexto socioeconómico pueden afectar la inteligencia. Este estudio investigó el desempeño intelectual de niños de diferentes regiones de vivienda y tipos de escuela. Se llevó a cabo una comparación de niños de la periferia (n = 169) y de la región central (n = 110) de Porto Alegre con niños de escuelas privadas (n = 49) y públicas (n = 61). Para recopilar los datos se utilizó la Escala de Inteligencia Abreviada de Wechsler (WASI) y la ficha sociodemográfica. Se aplicó el análisis de covarianza (entre grupos) y el análisis de varianza para medidas repetidas (intragrupo). El grupo de la periferia tuvo un desempeño más bajo en todos los puntajes de la WASI y presentó los resultados más bajos en las tareas verbales en la comparación intragrupo, lo que no ocurrió con el grupo de la región central. Los puntajes de los niños de las escuelas públicas y privadas fueron distintos en todos los puntajes de la WASI, pero en la comparación intragrupo tuvieron un rendimiento similar. ...
En
Paidéia (Ribeirão Preto) : Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Vol. 30 (2020), e3028, p. 1-10
Origen
Nacional
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