Show simple item record

dc.contributor.authorVitelli, Celsopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-07T06:34:07Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1415-0549pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275277pt_BR
dc.description.abstractNeste texto, procuro analisar algumas conexões entre os conceitos sobre masculinidades, corpos e mídias. Examino uma pluralidade de protótipos masculinos presentes nas mídias, demarcando superfícies de emergência de diferentes masculinidades, mostrando onde elas podem surgir. Destaco, ainda, os discursos que circulam em torno das ditas “novas” masculinidades, especialmente aquelas que vêm construindo também memórias e discursos corporais masculinos na mídia. Assim, esse estudo evidencia a interlocução entre corpos e masculinidades nas mídias impressas ou televisivas. Nas conclusões desta pesquisa, reconheço que nos tornamos conscientes de que não existe uma masculinidade ou um protótipo de corpo masculino que tenha a solidez de uma rocha, que ofereça uma garantia de ser vivida em plenitude para toda uma vida. Nos discursos das mídias, as masculinidades são muitas e vistas como negociáveis e revogáveis.pt_BR
dc.description.abstractIn this text, I have attempted to analyze some connections between the concepts of masculinities, bodies and media. I have examined a plurality of masculine prototypes that are presented in media, delineating surfaces of emergence of different masculinities, and showing where they may appear. I have also highlighted discourses about the so-called ‘new’ masculinities, particularly those that have constructed masculine body memories and discourses in media. Therefore, this study evidences the interlocution between bodies and masculinities in print media and on television. This research has led to me to conclude that we become aware that there is neither masculinity nor a masculine body prototype as solid as a rock, one that provides the guarantee of being fully experienced for a whole life. In the media discourses, there are several masculinities and they are regarded as negotiable and revocable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Vol. 19, n. 2 (2012), p. 355-372pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediaen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectBodiesen
dc.subjectCorpo masculinopt_BR
dc.subjectMasculinitiesen
dc.titleCorpos e "modelos" de masculinidades : o foco nas mídiaspt_BR
dc.title.alternativeBodies and masculinity 'models' : the focus in mediaen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000862921pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record