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dc.contributor.authorRodríguez Ibarra, Ana Carolinapt_BR
dc.contributor.authorRamos, Natalia Baptistapt_BR
dc.contributor.authorPizzinato, Adolfopt_BR
dc.contributor.authorHalinski, Rosanapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Manoela Ziebell dept_BR
dc.date.accessioned2024-05-01T06:51:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2357-9617pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275223pt_BR
dc.description.abstractUm dos canais de comercialização dos produtos orgânicos nas grandes cidades são as feiras orgânicas e agroecológicas, cuja expansão tem permitido maior acessibilidade da população a alimentos saudáveis. Parece haver um incremento pela busca e consumo de produtos orgânicos pela população brasileira. Este panorama pode ser avaliado como um recurso para a saúde e segurança alimentar. Considerando tal cenário, o objetivo do presente estudo foi identificar quem são os frequentadores de feiras orgânicas, além de analisar se identificam as mulheres como participantes no processo da produção dos alimentos que são comercializados nestes espaços. Através de um questionário estruturado, respondido de forma on-line por 185 pessoas de diferentes estados do país, foi possível caracterizar a população alvo. Na amostra deste estudo, 84,4% dos respondentes identificaram-se com o gênero feminino. As pessoas com pós-graduação e renda mensal entre média e alta são as que visitam as feiras orgânicas com maior frequência. Elas estão interessadas na compra de alimentos saudáveis, e em adquirir produtos frescos, comercializados em circuitos curtos, além de estarem motivadas em apoiar o cuidado e a sustentabilidade ambiental. Apenas uma parcela de 32,7% dos respondentes identifica o papel das mulheres na produção e comercialização no contexto da agroecologia. Conclui-se, assim, que ainda prevalece na sociedade um discurso que não visibiliza o papel das mulheres, mesmo que sua participação na produção agroecológica seja ampla.pt_BR
dc.description.abstractOne of the marketing channels for organic products in large cities are organic and agroecological fairs, whose expansion has allowed greater accessibility for the population to healthy foods. There seems to be an increase in the search for and consumption of organic products by the Brazilian population. This panorama can be evaluated as a resource for health and food security. Considering this scenario, the objective of the present study was to identify who are the goers of organic fairs, in addition to analyzing whether they identify women as participants in the process of producing the food that is sold in these spaces. Through a structured questionnaire, answered online by 185 people from different states of the country, it was possible to characterize the target population. In this study, 84.4% of respondents identified themselves as female. People with a graduate degree and monthly income between medium and high are those who visit organic fairs more frequently. They are interested in buying healthy food, and in purchasing fresh products, sold in short circuits, in addition to being motivated to support environmental care and sustainability. Only a portion of 32.7% of respondents identifies the role of women in production and marketing in the context of agroecology. It is concluded, therefore, that a discourse that does not make visible the role of women, still prevails in society, even if their participation in agroecological production is wide.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNutrivisa: Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014-. Vol. 10 (2023), e10922, p. 1-9pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganic fairsen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectWomenen
dc.subjectAgricultura ecológicapt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectAgroecologyen
dc.titleFrequentadoras (es) de feiras orgânicas : relações de consumo e de gênero em territórios brasileirospt_BR
dc.title.alternativeFrequenters of organic fairs : consumption and gender relations in Brazilian territoriesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001200294pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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