O projeto integrador como prática pedagógica nos institutos federais e sua contribuição na formação humana integral dos estudantes
dc.contributor.advisor | Pizzato, Michelle Camara | pt_BR |
dc.contributor.author | Flôres, Migacir Trindade Duarte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-27T06:08:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/275092 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Lei 11.892 de 2008, tem entre seus objetivos ofertar educação profissional e tecnológica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados. Atender a integração curricular, aliada aos princípios do EMI, tem sido um desafio aos envolvidos, neste sentido a presente tese tem como objetivo geral identificar como os projetos integradores, como prática pedagógica, contribuem para a educação em ciências e para a efetivação dos princípios do Ensino Médio Integrado: formação humana integral, trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Trata-se de uma pesquisa exploratória documental sobre a educação profissional e tecnológica, Ensino Médio Integrado, currículo integrado, concepções pedagógicas e pedagogia histórico-crítica, buscando-se, além dos autores de referência sobre o tema, sites oficiais como o do Ministério da Educação e Cultura, dos Institutos Federais e ainda a Plataforma Nilo Peçanha. Associado ao presente estudo também houve a realização de entrevistas com os professores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Campus Ibirubá, que participaram dos projetos integradores, e aplicação de questionários para os alunos egressos, do curso em questão, formados nos anos de 2021 e 2022. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise textual discursiva. Os resultados demonstram que os projetos integradores contribuem com o atendimento aos princípios do Ensino Médio Integrado ( formação humana integral, trabalho, ciência, tecnologia e cultura), bem como para o ensino de ciências, considerando-se que a referida prática pedagógica contribui para que os discentes tenham iniciativa e autonomia; habilidades de comunicação, para trabalho em grupo e visão crítica; compreendam melhor o mundo do trabalho; desenvolvam as habilidades de pesquisar, divulgar estes resultados e desenvolver novas tecnologias; tenham uma formação humana integral, passando a compreender melhor e a respeitar as diversidades, tornando-se cidadãos críticos e conscientes da importância de sua participação ativa na sociedade e como agentes transformadores desta. | pt_BR |
dc.description.abstract | Law 11.892 of 2008, has among its objectives to offer professional and technological education at secondary level, primarily in the form of integrated courses. Meeting curricular integration, combined with the principles of EMI, has been a challenge for those involved, in this sense the general objective of this thesis is to identify how integrative projects, as a pedagogical practice, contribute to science education and to the implementation of the principles of Integrated High School: integral human formation, work, science, technology and culture. This is an exploratory documentary research on professional and technological education, Integrated High School, integrated curriculum, pedagogical concepts and historical-critical pedagogy, seeking, in addition to reference authors on the subject, official websites such as the Ministry of Education and Culture, from the Federal Institutes and also the Nilo Peçanha Platform. Associated with the present study, interviews were also carried out with the teachers of the Integrated Technical Course in Agriculture, from the Federal Institute of Education, Science and Technology at Campus Ibirubá, who participated in the integrative projects, and questionnaires were applied to students who graduated from the course in question, formed in the years 2021 and 2022. To interpret the data, discursive textual analysis was used. The results demonstrate that integrative projects contribute to meeting the principles of Integrated High School (integral human training, work, science, technology and culture), as well as to science teaching, considering that the aforementioned pedagogical practice contributes to students have initiative and autonomy; communication skills, for group work and critical vision; better understand the world of work; develop the skills to research, disseminate these results and develop new technologies; have an integral human formation, beginning to better understand and respect diversity, becoming critical citizens and aware of the importance of their active participation in society and as transformative agents in it. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Integrated high school | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Integrator project | en |
dc.subject | Formação integral | pt_BR |
dc.subject | Integral human training | en |
dc.subject | Ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.subject | Science education | en |
dc.title | O projeto integrador como prática pedagógica nos institutos federais e sua contribuição na formação humana integral dos estudantes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200719 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2563)