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dc.contributor.advisorOliveira, Renato dept_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Maria Helena Walterspt_BR
dc.date.accessioned2011-01-26T05:59:20Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27497pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo analisar, duma forma geral, a produção de conhecimento em Moçambique, tendo em conta fatores educacionais e sócioculturais, perceber de que forma os mesmos influenciam a produção de conhecimento no país. O trabalho não pretende avaliar as políticas educacionais e de ciência e tecnologia, mas partindo delas buscou-se elaborar uma análise sociológica da relação que existe entre o papel da educação e os fatores sociais e culturais na produção de conhecimento e da relevância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país. Apesar da ênfase dada, em termos de políticas, à importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento, as ações práticas demonstram que o habitus existente no sistema de ensino, condicionado por uma herança colonial onde o conhecimento era transmitido de forma limitada e, pela ausência duma cultura científica que afeta o sistema de ciência e tecnologia e certos segmentos da sociedade moçambicana, contribui para a manutenção duma visão de pouca relevância da atividade científica e tecnológica para o desenvolvimento do país.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo analisar, duma forma geral, a produção de conhecimento em Moçambique, tendo em conta fatores educacionais e sócioculturais, perceber de que forma os mesmos influenciam a produção de conhecimento no país. O trabalho não pretende avaliar as políticas educacionais e de ciência e tecnologia, mas partindo delas buscou-se elaborar uma análise sociológica da relação que existe entre o papel da educação e os fatores sociais e culturais na produção de conhecimento e da relevância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país. Apesar da ênfase dada, em termos de políticas, à importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento, as ações práticas demonstram que o habitus existente no sistema de ensino, condicionado por uma herança colonial onde o conhecimento era transmitido de forma limitada e, pela ausência duma cultura científica que afeta o sistema de ciência e tecnologia e certos segmentos da sociedade moçambicana, contribui para a manutenção duma visão de pouca relevância da atividade científica e tecnológica para o desenvolvimento do país.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProduction of knowledgeen
dc.subjectSociologia do conhecimentopt_BR
dc.subjectScience and technology and developmenten
dc.subjectSociologia da tecnologiapt_BR
dc.subjectEducationalen
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.subjectSocio-cultural factorsen
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.titleCiência e tecnologia : produção de conhecimento em Moçambique entre 2003 a 2008pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000764722pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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