Mostrar el registro sencillo del ítem
Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem
dc.contributor.advisor | Veras, Eduardo Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Horst, Laura Gandolfi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T06:36:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274767 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em uma análise comparativa entre a obra Imagens do mundo e inscrições da guerra (1969), do cineasta e artista tcheco-alemão Harun Farocki, e a série Sobras (1996-1998), do artista brasileiro Geraldo de Barros, esta pesquisa identificou aproximações e distanciamentos entre os trabalhos, considerando a montagem como procedimento de transformação das imagens de arquivo. O trabalho em questão tem como principal objetivo investigar os modos como este material é ressignificado de forma a alcançar potencial artístico reconhecido no presente. Em um estudo de caso, será analisado o caráter transitório da imagem e sua condição dialética, reforçada pelo procedimento não linear da montagem. Para tal, a pesquisa tem como fundamentação teórica os apontamentos do pensador francês Georges Didi-Huberman sobre conceitos como anacronismo, detalhe, imagem e montagem. A estratégia de escolher as duas obras como ponto de partida permitiu compreender os caminhos possíveis para imagens de arquivo de maneira a expandir seus limites simbólicos e materiais. | pt_BR |
dc.description.abstract | In a comparative analysis between the work Images of the World and the Inscription of War (1969), by Czech-German filmmaker and artist Harun Farocki and the series Sobras (1996-1998), by Brazilian artist Geraldo de Barros, this research identified similarities and distances between the works, considering montage as a procedure for transforming archive images. The main objective of the work in question is to investigate the ways in which this material is given new meaning in order to achieve artistic potential recognized in the present. In a case study, the transitory nature of the image and its dialectical condition will be analyzed, reinforced by the non-linear montage procedure. To this end, the research has as its theoretical foundation the notes of French thinker Georges Didi-Huberman on concepts such as anachronism, detail, image and montage. The strategy of choosing the two works as a starting point allowed us to understand the possible paths for archival images in order to expand their symbolic and material limits. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Barros, Geraldo de, 1923-1998 | pt_BR |
dc.subject | Archive | en |
dc.subject | Farocki, Harun | pt_BR |
dc.subject | Montage | en |
dc.subject | Image | en |
dc.subject | Montagem cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Arquivo | pt_BR |
dc.title | Harun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200621 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História da Arte: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Artes Visuales (660)