Show simple item record

dc.contributor.advisorVeras, Eduardo Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorHorst, Laura Gandolfipt_BR
dc.date.accessioned2024-04-16T06:36:17Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274767pt_BR
dc.description.abstractEm uma análise comparativa entre a obra Imagens do mundo e inscrições da guerra (1969), do cineasta e artista tcheco-alemão Harun Farocki, e a série Sobras (1996-1998), do artista brasileiro Geraldo de Barros, esta pesquisa identificou aproximações e distanciamentos entre os trabalhos, considerando a montagem como procedimento de transformação das imagens de arquivo. O trabalho em questão tem como principal objetivo investigar os modos como este material é ressignificado de forma a alcançar potencial artístico reconhecido no presente. Em um estudo de caso, será analisado o caráter transitório da imagem e sua condição dialética, reforçada pelo procedimento não linear da montagem. Para tal, a pesquisa tem como fundamentação teórica os apontamentos do pensador francês Georges Didi-Huberman sobre conceitos como anacronismo, detalhe, imagem e montagem. A estratégia de escolher as duas obras como ponto de partida permitiu compreender os caminhos possíveis para imagens de arquivo de maneira a expandir seus limites simbólicos e materiais.pt_BR
dc.description.abstractIn a comparative analysis between the work Images of the World and the Inscription of War (1969), by Czech-German filmmaker and artist Harun Farocki and the series Sobras (1996-1998), by Brazilian artist Geraldo de Barros, this research identified similarities and distances between the works, considering montage as a procedure for transforming archive images. The main objective of the work in question is to investigate the ways in which this material is given new meaning in order to achieve artistic potential recognized in the present. In a case study, the transitory nature of the image and its dialectical condition will be analyzed, reinforced by the non-linear montage procedure. To this end, the research has as its theoretical foundation the notes of French thinker Georges Didi-Huberman on concepts such as anachronism, detail, image and montage. The strategy of choosing the two works as a starting point allowed us to understand the possible paths for archival images in order to expand their symbolic and material limits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBarros, Geraldo de, 1923-1998pt_BR
dc.subjectArchiveen
dc.subjectFarocki, Harunpt_BR
dc.subjectMontageen
dc.subjectImageen
dc.subjectMontagem cinematográficapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectArquivopt_BR
dc.titleHarun Farocki e Geraldo de Barros : operando o arquivo pela montagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001200621pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record