Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTrapp, Márciapt_BR
dc.contributor.authorPlá, Catharina de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2024-04-12T06:21:31Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274737pt_BR
dc.description.abstractFisiologia, Zoologia e Evolução são apenas alguns dos muitos conteúdos de Biologia ensinados na escola. Estes três assuntos promovem um grande diálogo entre si, afinal, todos os grupos animais possuem suas particularidades fisiológicas, características que explicam o seu modo e função de viver. Estes atributos não surgiram como mágica, eles foram moldados e modificados ao longo da história evolutiva animal, conservando semelhanças entre grupos e também individualidades. Com o objetivo de integrar diferentes áreas da biologia a partir do ensino de evolução, este trabalho buscou elaborar um material didático de fisiologia comparada do sistema circulatório, juntamente com um plano de aula para uma atividade prática de Ensino Médio. Utilizou-se livros didáticos escolares para avaliar a profundidade dos conhecimentos de fisiologia comparada que podem ser abordados dentro do ensino básico. Recursos interativos e táteis foram escolhidos para a construção do material didático do Sistema Circulatório de seis grupos animais: Cnidários; Crustáceos; Cefalópodes; Peixes; Anfíbios; Mamíferos. Adotou-se para a elaboração do plano de aula prática a abordagem didático-pedagógica que propõe os chamados “momentos pedagógicos” que priorizam a participação ativa e interativa dos alunos. Por fim, após embasar a construção do material e da aula, foi organizado um texto de linguagem acessível para disponibilizar as práticas em uma revista de divulgação científica com o intuito de ser utilizado por professores e docentes que busquem novos recursos para trabalhar a evolução dentro de sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractPhysiology, Zoology and Evolution are just some of the many Biology contents taught at school. These three subjects promote a great dialogue between them, after all, all animal groups have their physiological particularities, characteristics that explain their way and function of living. These attributes did not appear like magic, they were shaped and modified throughout the animal evolutionary history, preserving similarities between groups and also individualities. With the aim of integrating different areas of biology through the teaching of evolution, this work sought to develop a teaching material on the comparative physiology of the circulatory system, together with a lesson plan for a practical activity in high school. School textbooks were used to assess the depth of knowledge of comparative physiology that can be covered within basic education. Interactive and tactile resources were chosen for the construction of the teaching material about the Circulatory System of six animal groups: Cnidarians; Crustaceans; Cephalopods; Fish; Amphibians; Mammals. The didactic-pedagogical approach adopted to prepare the practical lesson plan, was one that proposes the so-called “pedagogical moments” that prioritize the active and interactive participation of students. Finally, after supporting the construction of the material and the class, an accessible language text was written to make available the practices in a scientific dissemination magazine with the aim of being used by teachers and professors looking for new resources to work on evolution within the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFisiologia comparadapt_BR
dc.subjectComparative physiologyen
dc.subjectTeaching of evolutionen
dc.subjectEvolução animalpt_BR
dc.subjectSistema circulatóriopt_BR
dc.subjectCirculatory systemen
dc.subjectDidactic materialen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEstudo comparado de sistemas circulatórios animais como evidência evolutiva : uma articulação entre pesquisa, ensino e extensãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199942pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem