Show simple item record

dc.contributor.authorMarchioretto, Rafaella Migliavaccapt_BR
dc.contributor.authorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-12T06:20:06Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274677pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste trabalho foi identificar e avaliar as estratégias de ensino do docente universitário do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas a fim de capacitar o licenciando na transposição do conteúdo de botânica do Ensino Superior para a Educação Básica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito docentes que ministram aulas de botânica. Foi realizada a Análise de Conteúdo com auxílio do software NVivo, e as respostas foram classificadas em quatro categorias. Algumas subcategorias foram definidas previamente, porém novas subcategorias emergiram da análise. Os resultados mostraram que a maior parte dos entrevistados não costuma participar de formação continuada e baseia sua prática pedagógica no exemplo de seus professores e em sua própria experiência. A estratégia didática mais utilizada é a aula teórica expositiva seguida de aula prática. De forma geral, os entrevistados fazem adaptações parciais nas estratégias usadas em suas aulas pensando na licenciatura. Dentre as seis atividades propostas como Prática como Componente Curricular (PCC), quatro são focadas no conhecimento biológico ou científico do aluno e duas tratam explicitamente da transposição de conhecimentos para a Educação Básica. Os resultados desta pesquisa indicam que a inclusão das PCCs foi positiva para os licenciandos, mas ressalta que ainda é necessário investir na formação pedagógica dos docentes do Ensino Superior.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to identify and evaluate the teaching strategies of university professors of the undergraduate course in Biological Sciences to train the graduate in transposing botany content from Higher Education to Basic Education. Semi-structured interviews were carried out with eight teachers who teach botany classes. Content Analysis was conducted using NVivo software, and the responses were classified into four categories. Some subcategories were previously defined, but new subcategories emerged from the analysis. The results showed that most interviewees only sometimes participate in continuing education and base their pedagogical practice on the example of their teachers and their own experience. The most used teaching strategy is the expository theoretical class followed by a practical class. In general, the interviewees partially adapted to the strategy used in their classes with the degree in mind. Among the six activities proposed as Practice as a Curricular Component (PCC), four focus on the student's biological or scientific knowledge, and two explicitly deal with the transposition of knowledge to Basic Education. This research indicates that the inclusion of PCCs was positive for undergraduate students but highlights that it is still necessary to invest in the pedagogical training of Higher Education teachers.Keywords: Higher education teaching; Science teaching; Higher education; Graduation, Teacher training, Practice as a curricular component.en
dc.description.abstractEl propósito de este trabajo fue identificar y evaluar las estrategias de enseñanza de profesores universitarios de la carrera de Licenciatura en Ciencias Biológicas con el fin de capacitar al egresado en la transposición de contenidos de botánica de la Educación Superior a la Educación Básica. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a ocho docentes que imparten clases de botánica. El análisis de contenido se realizó con la ayuda del software NVivo y las respuestas se clasificaron en cuatro categorías. Algunas subcategorías se definieron previamente, pero del análisis surgieron nuevas subcategorías. Los resultados mostraron que la mayoría de los entrevistados no suelen participar en educación continua y basan su práctica pedagógica en el ejemplo de sus docentes y su propia experiencia. La estrategia docente más utilizada es la clase teórica expositiva seguida de una clase práctica. En general, los entrevistados realizaron adaptaciones parciales de las estrategias utilizadas en sus clases teniendo en cuenta la carrera. Entre las seis actividades propuestas como Práctica como Componente Curricular (PCC), cuatro están enfocadas al conocimiento biológico o científico del estudiante y dos abordan explícitamente la transposición de conocimientos a la Educación Básica. Los resultados de esta investigación indican que la inclusión de los PCC fue positiva para los estudiantes de pregrado, pero resalta que aún es necesario invertir en la formación pedagógica de los docentes de Educación Superior.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 24 (2024), e46231, 26 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPractice as a curricular componenten
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleA prática de docentes universitários no ensino de Botânica para a formação inicial de professores de Ciências da Naturezapt_BR
dc.title.alternativeTeaching practices of Botany university professors for teacher training in Natural Sciences en
dc.title.alternativeLa práctica de docentes universitarios en la enseñanza de Botánica para la formación inicial de profesores de Ciencias Naturales es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001196599pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record