Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ana Patrícia Heidrich dospt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T06:25:49Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274599pt_BR
dc.description.abstractA adoção é um tema complexo que sofreu modificações ao longo dos anos, especialmente com a criação da Lei 12010 de 2009, que passou a priorizar o melhor interesse da criança assim como melhor definiu critérios dos pretendentes à adoção. O presente estudo objetivou verificar se o desenvolvimento pessoal-social, de linguagem, motor fino e motor amplo de crianças que viveram em acolhimento institucional se modifica ao longo de seis meses de convívio com a família adotiva e suas relações e associações com problemas de saúde mental, ajustamento conjugal, percepção de suporte familiar e escolaridade parental. No presente estudo participaram 13 crianças, sendo oito (61,53%) do sexo masculino. A coleta de dados aconteceu em duas fases: 1) no primeiro mês após a colocação da criança na família adotiva e 2) seis meses após a aplicação da primeira etapa. Nas duas fases foram aplicados questionários sociodemográficos e de desenvolvimento da criança, instrumentos para avaliação da saúde mental, ajustamento conjugal e percepção de suporte familiar com os pais e o Denver-II com a criança. Os dados foram analisados de forma descritiva utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foram também realizadas Análises de Redes com os dados provenientes da segunda fase do estudo. Dentre os resultados no Denver Global e nas dimensões avaliadas pelo instrumento, pode-se constatar que as crianças, em sua maioria, mantiveram ou evoluíram sua classificação. Quanto à análise de redes, a escolaridade e a percepção materna quanto ao suporte familiar foram as variáveis com maiores índices de força ou centralidade do nó, isto é, as variáveis que estabeleceram associações mais fortes na rede. Conclui-se que características maternas tiveram maior potencial de impacto nas redes, sendo que a escolaridade foi um fator decisivo no desenvolvimento das crianças adotadas.pt_BR
dc.description.abstractAdoption is a complex topic that has undergone changes over the years, especially with the creation of Law 12010 of 2009, which began to prioritize the best interests of the child as well as better definition of criteria for adoption candidates. The present study aimed to verify whether the personal-social, language, fine motor and broad motor development of children who lived in institutional care changes over six months of living with the adoptive family and their relationships and associations with mental health problems, marital adjustment, perception of family support and parental education. In the present study, 13 children participated, eight (61.53%) were male. Data collection occurred in two phases: 1) in the first month after placing the child in the adoptive family and 2) six months after applying the first stage. In both phases, sociodemographic and child development questionnaires, instruments for assessing mental health, marital adjustment and perception of family support were applied to the parents and the Denver-II to the child. The data were analyzed descriptively using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software. Network Analysis was also carried out with data from the second phase of the study. Among the results in Denver Global and in the dimensions assessed by the instrument, it can be seen that the majority of children maintained or improved their classification. Regarding network analysis, education and maternal perception regarding family support were the variables with the highest indices of node strength or centrality, that is, the variables that established stronger associations in the network. It is concluded that maternal characteristics had a greater potential impact on networks, with education being a decisive factor in the development of employed children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdoçãopt_BR
dc.subjectAdoptionen
dc.subjectCriança acolhidapt_BR
dc.subjectInstitutionalizationen
dc.subjectFoster parentingen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectCuidado da criançapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectApoio familiarpt_BR
dc.subjectRelações conjugaispt_BR
dc.subjectPais adotivospt_BR
dc.titleSaúde mental, ajustamento conjugal, percepção de suporte familiar e suas associações com o desenvolvimento de crianças no pós-adoçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFrizzo, Giana Bitencourtpt_BR
dc.identifier.nrb001200305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples