Pé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redes
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Neste trabalho, busco relatar, a partir de um memorial descritivo, o processo de criação e as decisões técnicas e subjetivas, tomadas para a realização e produção audiovisual da performance “Pé de Acerola”, que teve como inspiração a casa de meus avós, onde cresci. Nele, busco refletir sobre as interrelações entre performance, criação e ancestralidade, tendo o contrabaixo e o computador como ferramentas. A partir das epistemologias feministas (RAGO, 1998) como uma lente para questionar as relaç ...
Neste trabalho, busco relatar, a partir de um memorial descritivo, o processo de criação e as decisões técnicas e subjetivas, tomadas para a realização e produção audiovisual da performance “Pé de Acerola”, que teve como inspiração a casa de meus avós, onde cresci. Nele, busco refletir sobre as interrelações entre performance, criação e ancestralidade, tendo o contrabaixo e o computador como ferramentas. A partir das epistemologias feministas (RAGO, 1998) como uma lente para questionar as relações de poder na criação musical, construo essa performance associando minhas vivências como mulher instrumentista e também aspectos da minha subjetividade. Discorro sobre os processos de produção da performance e também de criação do material musical. Busco com isso relacionar as histórias que vivi e escutei naquela casa, a partir de registros de áudio e vídeo, e também rearranjar peças que foram importantes durante minha trajetória como instrumentista. ...
Abstract
In this work, I try to describe, through a descriptive memoir, the process of creation and the technical and subjective decisions made for the realization and audiovisual production of the performance "Pé de Acerola", which is inspired by my grandparents' house, where I grew up. In it, I try to reflect on the interrelations between performance and creation, using the double bass and the computer as tools. Using feminist epistemologies (RAGO, 1998) as a lens to question power relations in musica ...
In this work, I try to describe, through a descriptive memoir, the process of creation and the technical and subjective decisions made for the realization and audiovisual production of the performance "Pé de Acerola", which is inspired by my grandparents' house, where I grew up. In it, I try to reflect on the interrelations between performance and creation, using the double bass and the computer as tools. Using feminist epistemologies (RAGO, 1998) as a lens to question power relations in musical creation, I construct this performance by associating my experiences as a female instrumentalist with aspects of my subjectivity. I discuss the processes of producing the performance and also of creating the musical material. I try to relate the stories I experienced and heard in that house, based on audio and video recordings, and also rearrange pieces that were important during my career as an instrumentalist. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Música (193)
Este item está licenciado na Creative Commons License