Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.contributor.authorFaro, Kátia Carvalho Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T06:25:19Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274565pt_BR
dc.description.abstractA presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, através de dois estudos. O primeiro, Revisão de Escopo sobre Teoria da Mente e Bullying: Uma Atualização Crítica, objetivou identificar pesquisas que investigassem a relação entre os dois construtos em 7 bases de dados de grande impacto das áreas de saúde e educação. O segundo, Teoria da Mente, compreensão e experiência de Bullying em Adolescentes com Autismo: estudo qualitativo utilizou uma metodologia de estudo de caso múltiplos, com cinco adolescentes, administrando tarefas de teoria da mente e de percepção e experiência de bullying. Verificou-se no Estudo I que a maioria dos 14 artigos revisados reportou uma relação direta e/ou indireta entre os papéis, os tipos de bullying e o desempenho em tarefas de teoria da mente. Os resultados do Estudo II demonstraram que os tipos de bullying mais experienciados foram o de exclusão social, bullying verbal e físico. Além disso, os participantes que demonstraram melhor desempenho na tarefa teoria da mente perceberam o envolvimento de outras pessoas e de si mesmo em situações de bullying. Conclui se que há indicativos de possível relação entre teoria da mente e a percepção e experiência de bullying, porém outras variáveis merecem ser melhor investigadas. Por fim, sugere-se ampliar o debate criticamente sobre os déficits em teoria da mente e suas formas de mensuração em pesquisas sobre autismo.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this thesis was to investigate the understanding and experience of bullying among adolescents with autism spectrum disorder analyzing the role of theory of mind skills in this process. It is composed of two studies. The first, Scope Review on Theory of Mind and Bullying: A Critical Update, aimed to identify studies in the literature that investigated the relationship between the two constructs in 7 high-impact databases in the areas of health and education. The second study entitled Theory of Mind, Understanding and Experience of Bullying in Adolescents with Autism: A Qualitative Study used a multiple case study methodology. Tasks of theory of mind and both perception and experience of bullying were used with the participation of five ASD adolescents. In general, it was found that most of the 14 studies reviewed studies reported a direct and/or indirect relationship between the roles of those involved, types of bullying and performance on theory of mind tasks. The results of study two demonstrated that the most experienced type of bullying was social exclusion, followed by verbal and physical bullying. Furthermore, participants who demonstrated mentalization skills in the theory of mind task also perceived involvement of other people and themselves in bullying situations. The conclusion is that there is a possible relationship between theory of mind and the perception of the experience of bullying, but other variables seem to be important. Finally, it is suggested the need to critically extend the debate on deficits in theory of mind and their measures in autism research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectBullyingen
dc.subjectTeoria da mentept_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSocial cognitionen
dc.subjectSocial perceptionen
dc.subjectCognição socialpt_BR
dc.subjectRevisão de escopopt_BR
dc.titleCompreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001200309pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem