Ensino coletivo de violão : um estudo de caso acerca da atuação de docentes em um projeto de educação musical em Porto Alegre-RS
dc.contributor.advisor | Cardoso, Renato de Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.author | Aurich, Marco Aurélio de Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T06:25:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274562 | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino coletivo de violão tem sido uma das principais práticas de educação musical dentro de diferentes contextos de ensino, surgindo como uma oportunidade de democratização do ensino de música e tornando acessível o estudo para o grande público. A atuação docente, nesse sentido, se apresenta como uma importante maneira de mediação e facilitação de processos de aprendizagens, tanto para o coletivo, como para as individualidades de cada estudante. Assim, o trabalho apresentado aqui busca, como estudo de caso, compreender e analisar as diferentes dimensões da atuação de dois educadores de violão de um projeto público de educação musical, com foco no ensino coletivo. Também, buscou-se entender como os docentes procuram se relacionar com os estudantes e como isso influencia em suas tomadas de decisões pedagógicas. Foram realizadas observações de campo, anotações e entrevistas. As respostas, juntamente com as anotações de campo e com o apoio da bibliografia, serviram de dados para análise e discussão textual. Pode-se compreender, ao final do processo de pesquisa, que ambos os docentes procuram atuar de forma a priorizar a experiência musical, com foco na qualidade das relações humanas, estabelecendo vínculos afetivos com estudantes e familiares. Cada um à sua maneira, dando mais ou menos prioridades para questões como o uso de partitura para o ensino e a postura adequada com o instrumento. Para muito além de um ensino de instrumento voltado as práticas de técnicas e habilidades com o violão, a prática coletiva oportuniza aos estudantes e professores um ambiente de descontração e acolhimento, onde a música surge como um elemento potencializador de interação social. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.title | Ensino coletivo de violão : um estudo de caso acerca da atuação de docentes em um projeto de educação musical em Porto Alegre-RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001199861 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Música: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License