Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira, Lilian Mauspt_BR
dc.contributor.authorDemarco, Lourenço Augustopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T06:25:12Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274557pt_BR
dc.description.abstractA monografia a seguir tem como objetivo analisar minha pesquisa em poéticas visuais no decorrer do período de graduação. O texto tem como finalidade discutir meu percurso artístico, trazendo uma breve análise dos trabalhos desenvolvidos a partir de experimentações em atelier. Ao estar no meu lugar de origem durante a pandemia, na pequena cidade de Viadutos, no interior do RS, via-me refletindo sobre o porquê dessa cidade e região estarem de certa forma abandonadas, com uma população em declínio e predominantemente idosa, seguidamente optava em trabalhar temáticas do meu local. Apoio-me em artistas que me identifico visualmente e teóricos que considero pertinentes para o tema. Tendo o desenho como principal linguagem, além de experimentações com técnicas de guache lavado e transferência de imagem. Através disso, consegui desenvolver minhas pesquisas artísticas durante o curso. Sinto certa necessidade de retratar essa história, fazendo uso do desenho e da pintura como método de projeção da memória e de reflexão sobre nossas identidades na observação dessas paisagens dos nossos lugares de origem.pt_BR
dc.description.abstractThe following monograph aims to analyze my research in visual poetics during my undergraduate studies. The purpose of the text is to discuss my artistic journey, providing a brief analysis of the works developed from experiments in the studio. When I was in my place of origin during the pandemic, in the small city of Viadutos, in the interior of RS, I found myself reflecting on why this city and region were somewhat abandoned, with a declining and predominantly elderly population, and then I chose working on themes from my location. In addition to this, reports and productions from the post-pandemic period and the return of in-person classes. I rely on artists that I identify with visually and theorists that I consider relevant to the topic. With drawing as the main language, as well as experiments with washed gouache and image transfer techniques. Through this, I was able to develop my artistic research during the course. I feel a certain need to portray this story, using drawing and painting as a method of projecting memory and reflecting on our identities when observing these landscapes from our places of origin.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPaisagem : Artept_BR
dc.subjectDrawingen
dc.subjectPlaceen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectRuínaspt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectRuinen
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectTemporalityen
dc.titleO tempo e a paisagem : fragmentos de uma memória em ruínaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001200457pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples