O tempo e a paisagem : fragmentos de uma memória em ruínas
dc.contributor.advisor | Junqueira, Lilian Maus | pt_BR |
dc.contributor.author | Demarco, Lourenço Augusto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T06:25:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274557 | pt_BR |
dc.description.abstract | A monografia a seguir tem como objetivo analisar minha pesquisa em poéticas visuais no decorrer do período de graduação. O texto tem como finalidade discutir meu percurso artístico, trazendo uma breve análise dos trabalhos desenvolvidos a partir de experimentações em atelier. Ao estar no meu lugar de origem durante a pandemia, na pequena cidade de Viadutos, no interior do RS, via-me refletindo sobre o porquê dessa cidade e região estarem de certa forma abandonadas, com uma população em declínio e predominantemente idosa, seguidamente optava em trabalhar temáticas do meu local. Apoio-me em artistas que me identifico visualmente e teóricos que considero pertinentes para o tema. Tendo o desenho como principal linguagem, além de experimentações com técnicas de guache lavado e transferência de imagem. Através disso, consegui desenvolver minhas pesquisas artísticas durante o curso. Sinto certa necessidade de retratar essa história, fazendo uso do desenho e da pintura como método de projeção da memória e de reflexão sobre nossas identidades na observação dessas paisagens dos nossos lugares de origem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The following monograph aims to analyze my research in visual poetics during my undergraduate studies. The purpose of the text is to discuss my artistic journey, providing a brief analysis of the works developed from experiments in the studio. When I was in my place of origin during the pandemic, in the small city of Viadutos, in the interior of RS, I found myself reflecting on why this city and region were somewhat abandoned, with a declining and predominantly elderly population, and then I chose working on themes from my location. In addition to this, reports and productions from the post-pandemic period and the return of in-person classes. I rely on artists that I identify with visually and theorists that I consider relevant to the topic. With drawing as the main language, as well as experiments with washed gouache and image transfer techniques. Through this, I was able to develop my artistic research during the course. I feel a certain need to portray this story, using drawing and painting as a method of projecting memory and reflecting on our identities when observing these landscapes from our places of origin. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Paisagem : Arte | pt_BR |
dc.subject | Drawing | en |
dc.subject | Place | en |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Ruínas | pt_BR |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Ruin | en |
dc.subject | Landscape | en |
dc.subject | Temporality | en |
dc.title | O tempo e a paisagem : fragmentos de uma memória em ruínas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200457 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (660)