Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório
Fecha
2023Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esse trabalho consiste em uma proposta de material pedagógico-artístico que valoriza a produção discente de alunes de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental no Instituto Estadual Rio Branco, escola de ensino público localizada em Porto Alegre, em que atuei durante meu estágio curricular obrigatório supervisionado na etapa final do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida os conteúdos de História da Arte que vinham sendo estudados pelas turmas, as atividades propost ...
Esse trabalho consiste em uma proposta de material pedagógico-artístico que valoriza a produção discente de alunes de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental no Instituto Estadual Rio Branco, escola de ensino público localizada em Porto Alegre, em que atuei durante meu estágio curricular obrigatório supervisionado na etapa final do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida os conteúdos de História da Arte que vinham sendo estudados pelas turmas, as atividades propostas visam provocar anacronismos — Modernismo com Maria Ivone dos Santos (Vacaria/RS, 1958); Renascimento com Sandro Ka (Porto Alegre/RS, 1981); Teoria das Cores com Letícia Lampert (Porto Alegre/RS, 1978); e Arte Egípcia com Romanita Disconzi (Santiago/RS, 1940) — e pôr em diálogo o repertório docente com o discente. O material consiste em quatro pranchas pedagógicas no formato digital frente e verso, somado a um glossário de termos que guiam a pesquisa. No primeiro capítulo falo sobre os modos de pensar a prática de fazer materiais didáticos para o ensino de artes visuais a partir da experiência com materiais desse tipo provenientes de instituições culturais de referência — em especial, a Fundação Iberê Camargo — e, no capítulo seguinte, faço um detalhamento sobre meu fazer e uso desse material criado a partir da produção dos meus alunes, direcionando-o a outros professores interessados em valorizar esse processo de mútua colaboração criativa. A escrita é pautada pelas minhas percepções da experiência tanto do estágio como da constituição da ideia, adotando um caráter ensaístico. Concluo que a elaboração desse material se tornou um mediador de experiências em diferentes dimensões temporais da minha trajetória na arte/educação e que a vivência do estágio ampliou e expandiu meu entendimento sobre sua elaboração e uso artístico-pedagógico. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Artes Visuales (660)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License