Sobrecarga cognitiva, ansiedade, fadiga cognitiva, comportamento de evitação e alfabetização em dados em ambientes organizacionais de Big data
View/ Open
Date
2024Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O sucesso de iniciativas de Big Data vai além da disponibilidade de dados e da tecnologia, dependendo crucialmente da intervenção humana. Profissionais em ambientes organizacionais de Big Data têm a responsabilidade de coletar, preparar e interpretar dados, extraindo conhecimento acionável. Portanto, ao se tratar do fator humano, destaca-se que sem uma compreensão profunda dos fatores que podem influenciar o comportamento dos indivíduos no uso de Big Data, é difícil maximizar o potencial dos da ...
O sucesso de iniciativas de Big Data vai além da disponibilidade de dados e da tecnologia, dependendo crucialmente da intervenção humana. Profissionais em ambientes organizacionais de Big Data têm a responsabilidade de coletar, preparar e interpretar dados, extraindo conhecimento acionável. Portanto, ao se tratar do fator humano, destaca-se que sem uma compreensão profunda dos fatores que podem influenciar o comportamento dos indivíduos no uso de Big Data, é difícil maximizar o potencial dos dados para os negócios. Nesse sentido, a presente Tese lançou luz sobre aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais existentes em ambientes organizacionais de Big Data, as particularidades desse contexto que podem anteceder tais aspectos, potenciais consequências envolvidas e o papel do conhecimento e habilidades do indivíduo. Sendo assim, estabeleceu-se como objetivo geral compreender as associações entre a Sobrecarga Cognitiva, a Ansiedade, a Fadiga Cognitiva e o Comportamento de Evitação em ambientes organizacionais de Big Data, seus antecedentes, suas consequências para o Desempenho do Profissional e o efeito exercido pela Alfabetização em Dados nesse contexto. Para tal, seguindo uma abordagem de métodos mistos, a presente Tese foi constituída de três artigos. Dessa forma foi possível integrar os resultados obtidos teórica e empiricamente através de abordagens qualitativas e quantitativas (Revisão Sistemática da Literatura, Entrevistas, Survey, Análise de Conteúdo, Modelagem de Equações Estruturais, Análise da Condição Necessária e Teoria Fundamentada em Dados) e construir uma visão holística sobre o complexo contexto de ambientes organizacionais de Big Data e seus estressores como as Características dos Dados (Volume, Variedade, Velocidade e Veracidade dos Dados), as Características do Trabalho com Dados (Carga, Incerteza, Complexidade, Prazos e Mercado de Trabalho com Dados) e a Lacunas na Alfabetização em Dados da força de trabalho; sobre as associações diretas e indiretas entre a Sobrecarga Cognitiva, a Ansiedade, a Fadiga Cognitiva, o Comportamento de Evitação e a Alfabetização em Dados; sobre a falta de Veracidade dos Dados como o principal antecedente dos estados internos de Sobrecarga Cognitiva e Ansiedade; e sobre as consequências da Sobrecarga Cognitiva, Ansiedade, Fadiga Cognitiva, Comportamento de Evitação e Alfabetização em Dados para o Desempenho do Profissional. ...
Abstract
The success of Big Data initiatives goes beyond the availability of data and technology, crucially depending on human intervention. Professionals in Big Data organizational environments have the responsibility to collect, prepare and interpret data, extracting actionable knowledge. Therefore, when dealing with the human factor, it is highlighted that without a deep understanding of the factors that can influence the behavior of individuals when using Big Data, it is difficult to maximize the po ...
The success of Big Data initiatives goes beyond the availability of data and technology, crucially depending on human intervention. Professionals in Big Data organizational environments have the responsibility to collect, prepare and interpret data, extracting actionable knowledge. Therefore, when dealing with the human factor, it is highlighted that without a deep understanding of the factors that can influence the behavior of individuals when using Big Data, it is difficult to maximize the potential of data for business. In this sense, this Thesis shed light on cognitive, affective and behavioral aspects existing in Big Data organizational environments, the particularities of this context that may precede such aspects, potential consequences involved and the role of the individual's knowledge and skills. Therefore, the general objective was to understand the associations between Cognitive Overload, Anxiety, Cognitive Fatigue and Avoidance Behavior in Big Data organizational environments, their antecedents, their consequences for Professional Performance and the effect exerted by Data Literacy in this context. To this end, following a mixed methods approach, this Thesis consisted of three articles. In this way, it was possible to integrate the results obtained theoretically and empirically through qualitative and quantitative approaches (Systematic Literature Review, Interviews, Survey, Content Analysis, Structural Equation Modeling, Necessary Condition Analysis and Grounded Theory) and build a vision holistic view of the complex context of Big Data organizational environments and their stressors such as Data Characteristics (Volume, Variety, Speed and Veracity of Data), Characteristics of Working with Data (Workload, Uncertainty, Complexity, Deadlines and Job Market with Data) and the Data Literacy Gap of the workforce; about the direct and indirect associations between Cognitive Overload, Anxiety, Cognitive Fatigue, Avoidance Behavior and Data Literacy; about the lack of Data Veracity as the main antecedent of the internal states of Cognitive Overload and Anxiety; and about the consequences of Cognitive Overload, Anxiety, Cognitive Fatigue, Avoidance Behavior and Data Literacy for Professional Performance. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6071)Administration (1952)
This item is licensed under a Creative Commons License