Gestão como competência profissional do/a assistente social
dc.contributor.advisor | Closs, Thaísa Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Cabral, Bruna de Brum | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T06:24:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274529 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de dissertação de mestrado acadêmico, tem por tema: “o ensino e a formação profissional para a gestão como competência profissional dos Assistentes Sociais”. Seu objetivo foi conhecer como a Formação para a gestão como competência profissional está sendo estruturada nos cursos presenciais de Serviço Social no Rio Grande Do Sul, a fim de fomentar o debate acerca das contribuições da categoria para processos de gestões democráticas e contra hegemônicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de natureza exploratória, classificada como documental, com revisão bibliográfica. Compreendemos que refletir sobre os desafios postos à formação para a gestão como competência profissional, perpassa a compreensão dos Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, os quais sustentam a profissão em uma perspectiva crítica e dialética a partir das Diretrizes Nacionais Curriculares da ABEPSS de 1996. É a proposta de Formação Profissional prevista nestas Diretrizes, sustentada na perspectiva crítica e dialética tendo a questão social como eixo estruturante do trabalho e da formação profissional que irá estabelecer as competências para o trabalho em gestão que venha a romper a lógica de gerir a pobreza sem incidir na questão social. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article is the result of an academic master's dissertation that focused on the teaching and professional training for management as a professional competence of Social Workers. Its objective was to understand how management training is being structured in on-site Social Work courses in Rio Grande do Sul, in order to foster the debate on the contributions of the profession to democratic and counter-hegemonic management processes. It is a qualitative, descriptive, exploratory research classified as documentary, with a literature review. The proposed Professional Training outlined in these Guidelines (based on a critical and dialectical perspective, with social issues as the core of the work) will establish the competencies for a management approach that breaks away from just managing poverty without addressing social issues. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professional training | en |
dc.subject | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject | Professional work | en |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Assistente social : Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Social work | en |
dc.subject | Professional competence | en |
dc.subject | Management | en |
dc.title | Gestão como competência profissional do/a assistente social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200022 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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