Show simple item record

dc.contributor.advisorAguilar Filho, Hélio Afonso dept_BR
dc.contributor.authorKreling, Eduardo Luispt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T06:32:51Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274465pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia trata de alguns aspectos econômicos do futebol, esporte mais popular do mundo. A partir do marco teórico institucionalista, analisa o recente enriquecimento da liga inglesa de futebol e sua conexão com a questão do investimento na melhoria de imagem e reputação moral – sportwashing. O objetivo é entender como este processo institucional surgiu, bem como os incentivos específicos para atuação dos principais agentes envolvidos. Uma hipótese possível de sustentar é que as relações institucionais firmadas recentemente entre clubes, federação de futebol e governo inglês, ao mesmo tempo que abriram espaço para criar um ambiente atrativo a investimentos que enriqueceram a liga, ajudaram a atrair também investimentos do tipo sportwashing.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph deals with some economic aspects of football, the most popular sport in the world. From the institutionalist theoretical framework, it analyzes the recent enrichment of the English football league and its connection with the issue of investment in improving image and moral reputation – sportwashing. The objective is to understand how this institutional process emerged, as well as the specific incentives for action by the main agents involved. A possible hypothesis to sustain is that the institutional relationships recently signed between clubs, the football federation and the English government, while opening space to create an attractive environment for investments that enriched the league, also helped to attract investments of the sportwashing type.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPremier leagueen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectInstitucionalismopt_BR
dc.subjectNovos institucionalistasen
dc.subjectSportwashingen
dc.titleO novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198276pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record