Show simple item record

dc.contributor.advisorLemos, Flávio Antônio Beconpt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Guilherme Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T06:32:13Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274444pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma metodologia aplicada à análise de 3 travessias de linhas de transmissão de 525 kV, 230 kV e 138 kV e linha de distribuição de 23 kV no município de Gravataí, localizado na região metropolitana de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul. É realizada a comparação entre dados obtidos pela tecnologia LiDAR e pela medição em campo. A nuvem de pontos obtida pela tecnologia LiDAR foi filtrada e tratada através dos softwares Global Mapper e QGIS. Ademais, uma simulação foi aplicada a partir das condições críticas do cabo e do ambiente em cada travessia com o objetivo de verificar se a distância de segurança do vão está de acordo com a norma vigente, NBR 5422/1985. Para essa simulação, iniciou-se com a condição de projeto e então, utilizou-se equações de balanço térmico e equações de mudança de estado para obter a tração e o peso do condutor para cada condição com o intuito de verificar a acurácia da tecnologia empregada. Como resultados obtidos, tem-se 12 pontos de travessias analisados, apenas um não atendeu o resultado esperado para as condições obtidas, porém, para a simulação de condições críticas, os resultados dos dois métodos foram praticamente idênticos. A tecnologia LiDAR, portanto, mostrou flexível, aplicável e adequada para esse tipo de análise, minimizando as idas a campo.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a methodology applied to the analysis of 3 crossings of 525 kV, 230 kV and 138 kV transmission power lines and a 23 kV distribution power line in the city of Gravataí, located in the metropolitan region of Porto Alegre in Rio Grande do Sul. This methodology is based on a comparison between data obtained by LiDAR technology and field measurements. The point cloud obtained by LiDAR technology was filtered and processed using Global Mapper and QGIS software. A simulation was also carried out based on the critical conditions of the cable and the environment at each crossing in order to check that the safety distance of the span complies with the current standard, NBR 5422/1985. For this simulation, it started with the project condition and then used thermal balance equations and change of state equations to obtain the traction and weight of the conductor for each condition in order to verify the accuracy of the technology employed. Of the 12 crossing points analyzed, only one did not meet the expected result for the conditions obtained, but for the simulation of critical conditions, the results of the two methods were practically identical. As such, LiDAR technology proved to be flexible, applicable and suitable for this type of analysis, minimizing field trips.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiDARen
dc.subjectLinhas de transmissãopt_BR
dc.subjectEnergia elétrica : Distribuiçãopt_BR
dc.subjectGISen
dc.subjectMapeamento digitalpt_BR
dc.subjectCrossings analysisen
dc.titleAnálise de travessias entre linhas de transmissão e distribuição utilizando a tecnologia LiDARpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198482pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Energiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record