Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCardoso, Renato de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-29T06:17:20Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0103-7412pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274368pt_BR
dc.description.abstractSituado no campo da filosofia da educação musical, este trabalho se debruça sobre a seguinte questão: o que é o conhecimento musical? Fazendo uma apresentação panorâmica dos principais resultados de minha tese de doutorado, busco localizar e responder a três problemas filosóficos a respeito desse tema: o problema dos tipos de conhecimento musical; o problema das formas de conhecimento; e o problema da racionalidade no conhecimento. O referencial teórico é o pensamento complexo de Edgar Morin, em sua obra O Método, volumes 3, 4 e 5 (2011, 2012a, 2012b). Dentre as principais conclusões, estão a tentativa de superação de uma filosofia e de um conhecimento hierarquizado, centralizado e reduzido; e a defesa de uma filosofia que fomente ações e pensamentos singulares, contextualizados e contingentes para a educação musicalpt_BR
dc.description.abstractThis paper, situated in the academic field of music education philosophy, explores the question: What constitutes musical knowledge? Providing an overview of the main results of my doctoral thesis, I aim to identify and address three philosophical problems related to this topic: the problem of types of musical knowledge, the problem of forms of knowledge, and the problem of rationality in knowledge. The theoretical framework is the complex thought of Edgar Morin, specifically in his work The Method, volumes 3, 4, and 5 (2011, 2012a, 2012b). Among the main conclusions are the attempt to overcome a hierarchical, centralized, and reduced notion of philosophy and knowledge, and the promotion of a philosophy that fosters singular, contextualized, and contingent actions and thoughts in music educationen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOpus : Revista da Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica. Porto Alegre. Vol. 29 (2023), p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConhecimento musicalpt_BR
dc.subjectMusical knowledgeen
dc.subjectMusic education philosophyen
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectPensamento complexopt_BR
dc.subjectComplex thoughen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectTypes of knowledgeen
dc.subjectForms of knowledgeen
dc.titleTeoria do conhecimento e música : uma reflexão a partir de três problemas filosóficospt_BR
dc.title.alternativeTheory of knowledge and music : a reflection based on three philosophical problemsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001196990pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples