Teoria do conhecimento e música : uma reflexão a partir de três problemas filosóficos
dc.contributor.author | Cardoso, Renato de Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-29T06:17:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-7412 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274368 | pt_BR |
dc.description.abstract | Situado no campo da filosofia da educação musical, este trabalho se debruça sobre a seguinte questão: o que é o conhecimento musical? Fazendo uma apresentação panorâmica dos principais resultados de minha tese de doutorado, busco localizar e responder a três problemas filosóficos a respeito desse tema: o problema dos tipos de conhecimento musical; o problema das formas de conhecimento; e o problema da racionalidade no conhecimento. O referencial teórico é o pensamento complexo de Edgar Morin, em sua obra O Método, volumes 3, 4 e 5 (2011, 2012a, 2012b). Dentre as principais conclusões, estão a tentativa de superação de uma filosofia e de um conhecimento hierarquizado, centralizado e reduzido; e a defesa de uma filosofia que fomente ações e pensamentos singulares, contextualizados e contingentes para a educação musical | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper, situated in the academic field of music education philosophy, explores the question: What constitutes musical knowledge? Providing an overview of the main results of my doctoral thesis, I aim to identify and address three philosophical problems related to this topic: the problem of types of musical knowledge, the problem of forms of knowledge, and the problem of rationality in knowledge. The theoretical framework is the complex thought of Edgar Morin, specifically in his work The Method, volumes 3, 4, and 5 (2011, 2012a, 2012b). Among the main conclusions are the attempt to overcome a hierarchical, centralized, and reduced notion of philosophy and knowledge, and the promotion of a philosophy that fosters singular, contextualized, and contingent actions and thoughts in music education | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Opus : Revista da Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica. Porto Alegre. Vol. 29 (2023), p. 1-17 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Conhecimento musical | pt_BR |
dc.subject | Musical knowledge | en |
dc.subject | Music education philosophy | en |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Pensamento complexo | pt_BR |
dc.subject | Complex though | en |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Types of knowledge | en |
dc.subject | Forms of knowledge | en |
dc.title | Teoria do conhecimento e música : uma reflexão a partir de três problemas filosóficos | pt_BR |
dc.title.alternative | Theory of knowledge and music : a reflection based on three philosophical problems | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001196990 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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