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dc.contributor.advisorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Lucas Lemos dospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:37:33Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274235pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda as metodologias ativas no ensino de Geografia com as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (RP), no Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, em Porto Alegre – RS. O objetivo principal foi analisar como essas metodologias ativas colaboram para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para além deste objetivo principal, este trabalho também busca identificar as principais dificuldades para inserção de metodologias ativas nas aulas e o ensino de Geografia para os professores. A pesquisa apresenta uma busca bibliográfica em como essas metodologias podem contribuir para o ensino de Geografia, mostrando caminhos para o desenvolvimento das práticas escolares através das sequências didáticas. Para a elaboração dessas sequências foi utilizada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente curricular Geografia. Na experiência aplicada as metodologias ativas foram com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir disso, dos desafios colocados foi possível entender as dificuldades para a utilização de metodologias ativas em sala de aula. Como resultados, percebeu que a aplicação no ensino de Geografia, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trouxe uma aprendizagem relevante e significativa. Nas sequências didáticas elaboradas com base na BNCC podemos entender como auxiliam para o desenvolvimento de habilidades geográficas e uma aprendizagem mais autônoma dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses active methodologies in the teaching of Geography, based on the experiences of the Pedagogical Residency Program (PR) at Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, in Porto Alegre - RS. The main objective was to analyze how these active methodologies contribute to the students' teaching and learning process. In addition to this main objective, this work also seeks to identify the main difficulties for teachers in introducing active methodologies into their classes and teaching Geography. The research presents a bibliographical search on how these methodologies can contribute to the teaching of Geography, showing ways to develop school practices through didactic sequences. The National Common Core Curriculum (BNCC) was used to prepare these sequences in the Geography curriculum component. In the experience applied, the active methodologies were with students from the Youth and Adult Education (EJA). The challenges posed made it possible to understand the difficulties in using active methodologies in the classroom. As a result, it was realized that the application in the teaching of Geography, especially in the context of Youth and Adult Education (EJA), brought relevant and meaningful learning. In the didactic sequences developed based on the BNCC, we can understand how they help to develop geographical skills and more autonomous learning for students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMethodologiesen
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectPedagogical residency programen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeacher identityen
dc.titleMetodologias ativas no ensino da Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199538pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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