Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube
dc.contributor.advisor | Moro, Eliane Lourdes da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Fabiola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T06:35:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274174 | pt_BR |
dc.description.abstract | Investiga quais os traços de literacia para saúde são percebidos nas interações que ocorrem na fonte de informação virtual YouTube. Objetiva analisar os indícios de literacia para saúde observados nos comentários registrados pelos consumidores de conteúdo nos vídeos, sobre medicação, divulgados pelo canal “Olá, Ciência”! Para atender ao objetivo geral seleciona dois vídeos com menor número de visualizações e dois vídeos com maior número de visualizações; separa nove comentários de cada vídeo; identifica quais manifestações apresentam ou não sinal de literacia para saúde; analisa, por meio do referencial teórico selecionado, os comentários que evidenciam ou não literacia para saúde. Os dados foram coletados por meio de observação e análise documental. A pesquisa documental e observações ocorreram no período de setembro a dezembro do ano 2023. Conclui que está presente indícios de literacia para saúde, contudo há casos em que o comentário demonstra comprometimento nos níveis interativo e crítico da literacia para saúde. Observa inabilidade para identificar os elementos que ameaçam a saúde e despreparo para administrar a situação de doença, bem como a adoção de comportamentos arriscados no manejo da saúde. Demonstra necessidade de desenvolver a literacia para saúde a fim de preparar as pessoas para gerir a saúde individual, assim como possibilitar o seu engajamento em ações comunitárias de promoção da saúde para modificar determinantes sociais. Encontra relatos de uso indiscriminado de medicação. Destaca comentários que incentivam à promoção para boa saúde, encorajando a mudança de hábitos na alimentação, redução de consumo de bebidas alcoólicas, inserção da prática de exercício na rotina em busca de estilo de vida mais saudável. | pt_BR |
dc.description.abstract | It investigates which traits of health literacy are perceived in the interactions that take place on the virtual information source YouTube. It aims to analyze the signs of health literacy observed in the comments recorded by content consumers on the videos about medication published by the "Hello Science" channel! To meet the general objective, it selects two videos with the lowest number of views and two videos with the highest number of views; it separates nine comments from each video; it identifies which manifestations do or do not show signs of health literacy; it observes and analyzes the comments in the light of the theoretical framework, looking for signs that express health literacy or not. Data was collected through observation and documentary analysis. The documentary research and observations took place between September and December 2023. It concludes that there are signs of health literacy, but there are cases in which the commentary shows impairment at the interactive and critical levels of health literacy. It observes an inability to identify the elements that threaten health and unpreparedness to manage the situation of illness, as well as the adoption of risky behaviors in health management. It demonstrates the need to develop health literacy in order to prepare people to manage their individual health, as well as to enable them to engage in community health promotion actions to change social determinants. She found reports of indiscriminate use of medication. It highlights comments that encourage the promotion of good health, encouraging a change in eating habits, a reduction in the consumption of alcoholic beverages, and the inclusion of exercise in the routine in search of a healthier lifestyle. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Health literacy | en |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject | YouTube (Site) | pt_BR |
dc.subject | Youtube | en |
dc.subject | Hello, Science | en |
dc.subject | Informação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Self-medication | en |
dc.title | Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198760 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License