Utilização de realidade virtual para avaliação de caminhabilidade
dc.contributor.advisor | Larrañaga Uriarte, Ana Margarita | pt_BR |
dc.contributor.author | Facchini, Giovana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T05:50:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274153 | pt_BR |
dc.description.abstract | A caminhabilidade, um termo que se refere à qualidade dos espaços urbanos para caminhadas, avalia critérios como segurança, conforto e conveniência. Este conceito abrange a maneira pela qual o ambiente construído estimula a caminhada, considerando fatores como a infraestrutura das calçadas, a atratividade visual, a densidade habitacional e a percepção de segurança. Para a elaboração dos índices de caminhabilidade, dados de percepção são usualmente extraídos de pesquisas que descrevem situações através de texto e/ou imagens. Neste contexto, esta dissertação visa explorar a Realidade Virtual (RV) como uma ferramenta inovadora para coletar dados sobre caminhabilidade, conduzindo análises qualitativas e quantitativas de estudos recentes. Ademais, propõe-se a implementação de cenários virtuais tridimensionais em um estudo de preferência declarada, com o objetivo de identificar os elementos urbanos que influenciam a decisão de caminhar e comparar esses resultados com aqueles obtidos por métodos tradicionais, que se baseiam em imagens estáticas. Dividida em dois artigos, a dissertação aborda, no primeiro artigo, uma revisão sistemática da literatura sobre o uso da RV em estudos de caminhabilidade, destacando as principais ferramentas usadas e identificando as vantagens e desvantagens da RV em relação às coletas tradicionais. Essa revisão revelou um crescente interesse no tema, especialmente em 2021 e 2022, com destaque para o uso de imagens do Google Street View e ferramentas de geoprocessamento (GIS). A RV se distingue por proporcionar um nível mais elevado de detalhe e realismo, apesar de ter custos mais altos e limitar o número de participantes nos experimentos. Já o segundo artigo se concentra em uma pesquisa de preferência declarada utilizando cenários virtuais tridimensionais, representando diferentes características urbanas. A pesquisa foi conduzida online com 436 participantes e presencialmente com 57, utilizando equipamento imersivo de RV. Os resultados indicaram uma concordância razoável/moderada entre as escolhas dos participantes nos dois ambientes. O modelo logit multinomial foi empregado para analisar as preferências, revelando que atributos como a Atratividade e a Qualidade do pavimento foram mais valorizados, diferindo das coletas com imagens estáticas. Além disso, a RV mostrou vantagens na identificação de aspectos como Comércio e Riscos de sinistros, graças à sua natureza imersiva. Os vídeos utilizados na etapa online se mostraram eficazes, com resultados consistentes com aqueles obtidos na RV, indicando que esta abordagem pode adicionar realismo ao mesmo tempo que facilita a coleta de dados, devido ao alcance das pesquisas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Walkability, a term that refers to the quality of urban spaces for walking, evaluates criteria such as safety, comfort, and convenience. This concept encompasses how the built environment encourages walking, considering factors such as sidewalk infrastructure, visual attractiveness, residential density, and perceptions of safety. For the development of walkability indices, perception data are usually extracted from surveys describing situations through text and/or images. In this context, this dissertation aims to explore Virtual Reality (VR) as an innovative tool for collecting walkability data, conducting qualitative and quantitative analyses of recent studies. Furthermore, it proposes the implementation of three-dimensional virtual scenarios in a stated preference study, with the goal of identifying urban elements that influence the decision to walk and comparing these results with those obtained by traditional methods, which are based on static images. Divided into two articles, the dissertation addresses, in the first article, a systematic review of the literature on the use of VR in walkability studies, highlighting the main tools used and identifying the advantages and disadvantages of VR compared to traditional collections. This review revealed a growing interest in the topic, especially in 2021 and 2022, with emphasis on the use of Google Street View images and geoprocessing tools (GIS). VR stands out for providing a higher level of detail and realism, despite having higher costs and limiting the number of participants in experiments. The second article focuses on a stated preference study using three-dimensional virtual scenarios, representing different urban characteristics. The research was conducted online with 436 participants and in-person with 57, using immersive VR equipment. The results indicated a reasonable/moderate agreement between the choices of participants in both environments. The multinomial logit model was employed to analyze preferences, revealing that attributes such as Attractiveness and Pavement quality were more valued, differing from collections with static images. Additionally, VR showed advantages in identifying aspects such as Commerce and Risk of Accident, thanks to its immersive nature. The videos used in the online phase proved to be effective, with results consistent with those obtained in VR, indicating that this approach can add realism while facilitating data collection, due to the reach of the research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Caminhabilidade | pt_BR |
dc.subject | Stated preference | en |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Urban environment | en |
dc.subject | Preferência declarada | pt_BR |
dc.subject | Multinomial logit model | en |
dc.subject | Urban infrastructure | en |
dc.title | Utilização de realidade virtual para avaliação de caminhabilidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001196481 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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