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dc.contributor.advisorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Gabriel Menezes dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-26T05:50:37Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274141pt_BR
dc.description.abstractAtenuar vibrações em estruturas mecânicas sujeitas a vibrações excessivas é uma abordagem essencial para prolongar a vida útil da estrutura e reforçar a segurança das pessoas. Os amortecedores de controle passivo, como o KDamper e o TMD (Tuned Mass Damper), surgem como dispositivos a serem acoplados às estruturas, visando reduzir as vibrações. Este estudo tem como objetivo comparar a amplificação dinâmica entre o KDamper e o TMD, além de analisar o desempenho do amortecedor com maior eficiência na faixa de atenuação de ressonância, procede se à análise da atenuação que esse dispositivo proporciona nas respostas dinâmicas de um assento veicular. A avaliação é conduzida por meio de funções de transferência, comportamento dinâmico e análises gráficas, empregando comparações numéricas dentro do ambiente de programação do software Matlab.pt_BR
dc.description.abstractMitigating vibrations in mechanical structures exposed to excessive oscillations is an essential approach to extend the structural lifespan and enhance human safety. Passive control dampers, such as the KDamper and Tuned Mass Damper (TMD), emerge as devices to be integrated into structures with the aim of reducing vibrations. This study aims to compare the dynamic amplification between KDamper and TMD, while also analyzing the performance of the damper with higher efficiency in the resonance attenuation range. The analysis focuses on the attenuation that this device provides in the dynamic responses of a vehicular seat. Evaluation is conducted through transfer functions, dynamic behavior, and graphical analyses, employing numerical comparisons within the Matlab programming environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVibração : Controlept_BR
dc.subjectKDamperen
dc.subjectAmortecedorespt_BR
dc.subjectDynamic Attenuatorsen
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectVibrationsen
dc.subjectVehicle Seaten
dc.titleImplementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamperpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPicoral Filho, José Gilbertopt_BR
dc.identifier.nrb001197537pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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