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dc.contributor.advisorMoura, Gisela Maria Schebella Souto dept_BR
dc.contributor.authorRomio, Laura Zanellapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-26T05:49:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274120pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Durante o período de internação, não só as crianças e adolescentes sofrem, como também os familiares experimentam um conjunto de sentimentos relacionados à doença e ao enfrentamento de desafios decorrentes da hospitalização. As experiências de uma internação hospitalar podem ser traumáticas. Os familiares são participantes ativos do cuidado e marcadores importantes da qualidade do atendimento da assistência em enfermagem. OBJETIVO: Analisar a experiência dos familiares e/ou acompanhantes de crianças hospitalizadas em relação ao atendimento da equipe de enfermagem. MÉTODO: Estudo de enfoque qualitativo. O estudo foi realizado na Unidade de Internação Pediátrica, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Os participantes do estudo foram dez familiares e/ou acompanhantes de pacientes internados na pediatria. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista semi-estruturada, seguindo um roteiro com perguntas pré-determinadas e registradas por meio de gravação. A entrevista ocorreu de forma remota, por vídeo chamada ou ligação de voz. A coleta de dados foi norteada pela Técnica do Incidente Crítico (TIC). Foram respeitados os aspectos éticos, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA. RESULTADOS: Agrupados em quatro categorias que emergiram da análise temática: experiências ou vivências positivas/boas durante a internação, experiências ou vivências negativas/ruins durante a internação, comportamentos da equipe de enfermagem que demonstrem preocupação com a qualidade do atendimento e os aspectos que poderiam ser melhorados em relação ao atendimento. CONCLUSÃO: A relevância da temática decorre da importância em conhecer a opinião e as experiências, tanto positivas quanto negativas, dos familiares e/ou acompanhantes, visando melhorias no atendimento em saúde prestado. As quatro temáticas apresentadas nesse estudo são transversais, são necessárias para a construção de um novo modelo assistencial, visando melhorar e mudar o que se é necessário, continuar a fazer o que é positivo e esforçar-se para não cometer novamente ou agravar o que é negativo. A enfermagem necessita manter um olhar atendo sobre a qualidade do atendimento prestado, preconizando o bem estar do paciente e da sua família, sua segurança e o conforto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectPediatric nursingen
dc.subjectHospitalizationen
dc.subjectHospitalizaçãopt_BR
dc.subjectPacientept_BR
dc.subjectFamilyen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleExperiência dos familiares e/ou acompanhantes de pacientes pediátricos com o atendimento da equipe de enfermagem durante a internação hospitalarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142645pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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