Como você se imagina daqui a 2 anos e meio (ou 5 anos)? as experiências de trabalho dos adolescentes do programa de prestação de serviços à comunidade (ppsc)/ciess/faced/ufrgs
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2024Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A pesquisa “Como você se imagina daqui a 2 anos e meio (ou 5 anos)?: as experiências de trabalho dos adolescentes do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC)/CIESS/FACED/UFRGS” busca compreender quais são as experiências de trabalho dos adolescentes participantes do PPSC e como elas repercutem em suas trajetórias. A partir da investigação por pesquisas que relacionem os temas socioeducação, trabalho e juventudes, identificou-se a escassez de trabalhos correlatos. A Pedagogia é uma ...
A pesquisa “Como você se imagina daqui a 2 anos e meio (ou 5 anos)?: as experiências de trabalho dos adolescentes do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC)/CIESS/FACED/UFRGS” busca compreender quais são as experiências de trabalho dos adolescentes participantes do PPSC e como elas repercutem em suas trajetórias. A partir da investigação por pesquisas que relacionem os temas socioeducação, trabalho e juventudes, identificou-se a escassez de trabalhos correlatos. A Pedagogia é uma ciência da educação que investiga os processos educativos (Severo, 2015) e, nesse sentido, o estudo tem como objetivos 1) contribuir para o avanço de produções científicas sobre os campos da socioeducação, trabalho e juventudes; 2) investigar o papel do trabalho na vida de adolescentes que passaram pelo Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC)/CIESS/FACED/UFRGS, e 3) descrever e analisar as diferentes experiências dos sujeitos relacionadas ao trabalho a partir de relatórios produzidos pelos/pelas educadores/educadoras do PPSC. Teoricamente, apoiou-se em Craidy, Lazzarotto e Oliveira (2012), Marx (2013) e Perondi e Vieira (2018), dentre outros e outras. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que utiliza a análise documental como instrumento de coleta de dados. A partir da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977), identificou-se a exploração do trabalho juvenil, a falta de atividades de trabalho e de estudo na vida dos adolescentes e jovens e suas perspectivas de trabalho. Conclui-se que a exploração na venda da força de trabalho no tráfico de drogas e em outras atividades para garantia do sustento, a falta de acesso às políticas sociais de trabalho para as juventudes, a não garantia em relação aos direitos trabalhistas e a criminalização da pobreza são os principais atravessamentos constatados na vida dos sujeitos da pesquisa. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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