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dc.contributor.advisorSantos, Karine dospt_BR
dc.contributor.authorMachado, Jurema Garciapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-22T05:07:21Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274083pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender o Trabalho Pedagógico produzido pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculo do Ilê Mulher, para e com os sujeitos adultos em situação de rua. A Associação Cultural e Beneficente Ilê Mulher tem sua origem no ano 2000 com trabalho social destinado a mulheres trabalhadoras dos barracões das escolas de samba, percebendo que a vulnerabilidade social vai além da questão de gênero, redefini seu público passando a atender a população adulta de baixa ou nenhuma renda, priorizando a população em situação de rua. Este SCFV, seguindo as orientações da Resolução CNAS Nº 13, DE 13 DE MAIO DE 2014 disponibiliza atendimento a jovens e adultos com idade entre 18 a 59 anos, tendo como objetivo garantir a esta população um espaço de desenvolvimento das relações de afetividade, sociabilidade e o exercício da cidadania, assim como colocá-los em condições de acesso a políticas públicas e benefícios sociais garantidos por lei a pessoas em situação de rua. Para esta pesquisa optei por uma metodologia de estudo de caso de cunho qualitativo/interpretativo, fundamentada em referenciais teóricos como: Libâneo (2002), que discorre sobre a atuação do pedagogo em espaços de educação escolar e não escolar, Miguel Arroyo (2014), que nos convida a refletir sobre os diferentes sujeitos que chegam aos espaços educativos trazendo saberes diversos para os quais é preciso pensar outras pedagogias e Fuentes e Ferreira (2017), que apresentam o Trabalho Pedagógico, como o trabalho relacionado ao campo da Pedagogia que objetiva a produção do conhecimento, tendo dimensão política, histórica, social e pedagógica. Nesta perspectiva é possível ter uma visualização do Trabalho Pedagógico construído pelo SCFV do Ilê Mulher, circulando pelas suas dependências, onde tudo é pedagógico, educativo e acolhedor, tendo como centralidade o sujeito ali recebido.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPessoas em situação de ruapt_BR
dc.subjectAdultospt_BR
dc.titleO Trabalho Pedagógico do Ilê Mulher: diálogo e expressão artístico-cultural como instrumentos de resgate da cidadania da população em situação de ruapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198805pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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