Mostrar el registro sencillo del ítem
Políticas públicas e a escola : um olhar sobre uma política de governo em uma escola estadual de Porto Alegre- RS
dc.contributor.advisor | Fonseca, Laura Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Ozorio, Julia da Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-12T05:59:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27407 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresento uma pesquisa qualitativa, que analisou o PETI em uma Escola Estadual de Porto Alegre. Apreendi concepções e práticas que a escola, como campo investigativo, tem do trabalho infanto-juvenil e da política de governo que propõe sua erradicação. Programa do governo que visa acompanhar crianças e adolescentes inseridas no trabalho infanto-juvenil e garantir que frequentem a escola com 85% na carga mensal, e a jornada ampliada no contraturno. Construída a partir da extensão, realizei um estudo de caso, com observação participante e entrevista semi-estruturada. Faz-se relevante essa análise, visto que na Educação há pouco aprofundamento sobre o fenômeno social. Também constatei contradições quanto à eficácia e à eficiência do PETI, e desconhecimento por parte de funcionários e gestores dessa escola. Há alunos bolsistas e alunos inseridos no trabalho infanto-juvenil, mas que não são beneficiados pelo programa. As evidências provocaram as questões da entrevista: 1- O que você sabe a respeito do PETI? 2- Quais os critérios para receber a bolsa e quem encaminha? 3- Quem comprova a frequência entre SASE e escola? Enxergar o funcionamento e as demandas do PETI nessa perspectiva, torna-se fundamental para entender, e por ora justificar, a proliferação de projetos sociais de controle social, compensatórios, focais e assistencialistas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Trabalho infantil | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas e a escola : um olhar sobre uma política de governo em uma escola estadual de Porto Alegre- RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000764548 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37362)Tesinas Pedagogía (1400)