Estado do conhecimento sobre o uso dos portfólios na educação básica
dc.contributor.advisor | Nez, Egeslaine de | pt_BR |
dc.contributor.author | Grando, Bárbara da Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T05:06:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274064 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os portfólios como instrumento avaliativo são utilizados em diversas instituições educativas, e, em especial em escolas de Educação Infantil. Este trabalho de conclusão de curso objetivou investigar o que as pesquisas apontam sobre o uso de portfólios na Educação Básica no Brasil. É notório que existe uma pluralidade na sua conceituação e aplicação, que está amplamente referida na literatura como avaliação formativa. Esta é indicada nos atuais documentos norteadores da educação nacional brasileira. Para atingir os objetivos desta investigação, foi realizado um Estado do Conhecimento com os descritores ‘portfolio’ e ‘educação’, que após critérios de exclusão gerou um corpus de 53 teses e dissertações. Os resultados foram categorizados em: ‘instrumento’, ‘sequência didática’, ‘avaliação’ e ‘registro’, de acordo com a aplicação do portfólio que foi mais evidenciada nos resumos dos trabalhos. A metodologia analítica dos dados partiu dos princípios da análise de conteúdo, que evidenciou a utilização desse instrumento em várias etapas da Educação Básica, distribuídos nas quatro regiões do Brasil, com destaque para a região Sul e Sudeste. Finalmente, é possível inferir que as produções acadêmicas (teses e dissertações) destacaram como principais contribuições do portfólio: seu caráter reflexivo e facilitador do processo de avaliação formativa, que se distancia de algo classificatório; promoção da autonomia do aluno, da sua autoavaliação e do seu protagonismo; construção de vínculos e melhora relação família/escola e professor/aluno. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Estado do conhecimento sobre o uso dos portfólios na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198666 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)