Estado do conhecimento sobre o uso dos portfólios na educação básica
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Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os portfólios como instrumento avaliativo são utilizados em diversas instituições educativas, e, em especial em escolas de Educação Infantil. Este trabalho de conclusão de curso objetivou investigar o que as pesquisas apontam sobre o uso de portfólios na Educação Básica no Brasil. É notório que existe uma pluralidade na sua conceituação e aplicação, que está amplamente referida na literatura como avaliação formativa. Esta é indicada nos atuais documentos norteadores da educação nacional brasile ...
Os portfólios como instrumento avaliativo são utilizados em diversas instituições educativas, e, em especial em escolas de Educação Infantil. Este trabalho de conclusão de curso objetivou investigar o que as pesquisas apontam sobre o uso de portfólios na Educação Básica no Brasil. É notório que existe uma pluralidade na sua conceituação e aplicação, que está amplamente referida na literatura como avaliação formativa. Esta é indicada nos atuais documentos norteadores da educação nacional brasileira. Para atingir os objetivos desta investigação, foi realizado um Estado do Conhecimento com os descritores ‘portfolio’ e ‘educação’, que após critérios de exclusão gerou um corpus de 53 teses e dissertações. Os resultados foram categorizados em: ‘instrumento’, ‘sequência didática’, ‘avaliação’ e ‘registro’, de acordo com a aplicação do portfólio que foi mais evidenciada nos resumos dos trabalhos. A metodologia analítica dos dados partiu dos princípios da análise de conteúdo, que evidenciou a utilização desse instrumento em várias etapas da Educação Básica, distribuídos nas quatro regiões do Brasil, com destaque para a região Sul e Sudeste. Finalmente, é possível inferir que as produções acadêmicas (teses e dissertações) destacaram como principais contribuições do portfólio: seu caráter reflexivo e facilitador do processo de avaliação formativa, que se distancia de algo classificatório; promoção da autonomia do aluno, da sua autoavaliação e do seu protagonismo; construção de vínculos e melhora relação família/escola e professor/aluno. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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