O brincar na creche: narrativas pedagógicas no Instagram
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho, de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, propõe uma análise de fotografias como narrativas pedagógicas compartilhadas na rede social Instagram relacionadas ao brincar em creches. Foram selecionados dois perfis de escolas de educação infantil localizadas no Rio Grande do Sul, que regularmente publicam imagens das crianças em diferentes contextos do ato de brincar. A pesquisa é guiada pela pergunta: “O que é oferecido para bebês e crianças bem pequenas em relação ao b ...
O presente trabalho, de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, propõe uma análise de fotografias como narrativas pedagógicas compartilhadas na rede social Instagram relacionadas ao brincar em creches. Foram selecionados dois perfis de escolas de educação infantil localizadas no Rio Grande do Sul, que regularmente publicam imagens das crianças em diferentes contextos do ato de brincar. A pesquisa é guiada pela pergunta: “O que é oferecido para bebês e crianças bem pequenas em relação ao brincar nos contextos educativos?”. Portanto, o objetivo geral é identificar o que é oferecido aos bebês e crianças bem pequenas em relação ao brincar nos contextos educativos. Como objetivo específico, a pesquisa visa verificar quais materiais aparecem com maior recorrência nos espaços educativos de bebês e crianças bem pequenas. O embasamento teórico se apoia nas obras de Elinor Goldschmied e Sonia Jackson (2006), Majem e Òdena (2010) e Judit Falk (2004). Na revisão bibliográfica, percebe-se uma ampliação de pesquisas com bebês, mas ainda com necessidade de mais estudos no campo. Os resultados revelam que ambas as escolas oferecem diversas possibilidades de brincar para as crianças, tanto nos espaços externos da instituição quanto nos espaços internos, reconhecendo a potência, especialmente dos bebês, com diferentes possibilidades de experiências nestes espaços. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License